ASN MG
Compartilhe

Projeto apoiado pelo Sebrae Minas estimula empreendedorismo em comunidades de Belo Horizonte

Palestras gratuitas sobre gestão, finanças, vendas, marketing e formalização serão oferecidas aos moradores e empreendedores das regiões Oeste e de Venda Nova até outubro
Por Simone Guedes
ASN MG
Compartilhe

Cerca de 3% dos domicílios de Minas Gerais estão em comunidades carentes, mais conhecidas como favelas, que concentram cerca de 598 mil moradores em 372 comunidades, segundo dados de 2020 do Data Favela. Em sua maioria de origem negra, com baixa renda e escolaridade, homens e mulheres que vivem nessas localidades desafiam diariamente o próprio destino ao tomarem para si a missão de empreender.

Atento a esse público, o Sebrae Minas em parceria com Associação de Moradores e Amigos do Cabana do Pai Tomás (Asmac), o Sistema Ocemg, e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Urbel e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promovem a Jornada Empreendedora, um mutirão de capacitações gratuitas para estimular a geração de renda e promover o desenvolvimento local das periferias da capital mineira.

“Este projeto impulsiona a economia em regiões menos favorecidas, levando conhecimento, e fortalecendo a autoconfiança e o protagonismo dos empreendedores. Além disso, estimula a geração de emprego e renda, e contribui para a criação de soluções inovadoras que atendam às necessidades específicas dessas localidades e melhore a qualidade de vida dos moradores”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A programação da Jornada Empreendedora inclui seis palestras, que acontecerão entre os meses de agosto e outubro, em duas comunidades de Belo Horizonte. Na Cabana do Pai Tomaz, na região Oeste, as atividades serão realizadas todas às terças-feiras, a partir do dia 29 de agosto até 3 de outubro, das 18h às 20h, no Auditório da Igreja São Geraldo (Rua São Geraldo – 100, Cabana). Mais informações neste link.

Já as capacitações no bairro Cenáculo, Vilas São João Batista e Minas Caixa, na região de Venda Nova, os encontros serão promovidos sempre às quartas-feiras, a partir do dia 30 de agosto até 4 de outubro, das 18h30 às 20h30, no Centro de Convivência Marcus Matraga (Rua Expedicionário Américo Fernandes, 116 – São João Batista). As inscrições podem ser feitas aqui.

Durante a Jornada Empreendedora, os participantes receberão informações sobre como se tornar microempreendedores individuais (MEI), vantagens da formalização e do cooperativismo, como potencializar as vendas pelas redes sociais, controle financeiro, fluxo de caixa, precificação de produtos, criação de modelos de negócios e como melhorar o atendimento e fidelizar clientes.

Negócios nas periferias mineiras

A Jornada Empreendedora faz parte das ações do programa “Comunidade Empreendedora”, uma iniciativa do Sebrae Minas para impulsionar a competitividade dos pequenos negócios das favelas mineiras, melhorando a gestão desses empreendimentos, estimulando a cooperação, criatividade e gerando novas oportunidades de negócios nas periferias do estado.

Neste ano, o “Comunidade Empreendedora” realizou uma pesquisa, em parceria com o Data Favela/Instituto Locomotiva, que mostrou que 69% dos empreendedores das comunidades mineiras são informais. Entre os 31% dos formalizados, a maioria (79%) são microempreendedores individuais (MEI).
Praticamente todos (91%) dos entrevistados têm empreendimentos na própria comunidade onde residem, sendo 41% funcionando em um ponto comercial, 26% na própria residência e 18% na rua.

O setor de serviços é o mais representativo nas favelas do estado com 37% dos negócios atuando nesse mercado, seguido pelo comércio (31%), principalmente, de venda de produtos feitos por terceiros, e a produção e comercialização de bens artesanais (23%).

-

Jornada Empreendedora

Cabana Pai Tomás
Horário: das 18h às 20h
Local: Auditório da Igreja São Geraldo
Rua São Geraldo – 100, Cabana
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpZu7PteW7KMl0bEDqGqs8_EAg0sFe1wDz7tT0dcenzp2_kg/viewform

Programação
29/8 – MEI – Descubra como formalizar seu negócio de forma simples e vantajosa
5/9 – Conhecendo o cooperativismo
12/9 – Potencialize suas vendas: aproveite o poder do Instagram como estratégia de negócios
19/9 – Dominando os controles financeiros: precificação para o sucesso empresarial
26/9 – Explorando o modelo de negócio
3/10 – Atendimento ao cliente: momento atender

-

Bairro Cenáculo, Vilas São João Batista e Minas Caixa
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Centro de Convivência Marcus Matraga – Rua Expedicionário Américo Fernandes, n° 116, bairro São João Batista – Venda Nova
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCiVpCHs1YaB5rmVSr2N5PqdRtlJ4075GryZtbChqvC16TUQ/viewform

Programação
30/8 – MEI: Descubra como formalizar seu negócio de forma simples e vantajosa
13/9 – Potencialize suas vendas: aproveite o poder do Instagram como estratégia de negócios
20/9 – Palestra: Fluxo de caixa: entenda a importância e como ele informa a situação financeira da empresa
27/9 – Explorando o modelo de negócio
4/10 – Contrato de pequenas empresas: dicas de formalização e segurança de relações jurídicas

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9271 /9276
[email protected]

  • Comunidade Empreendedora
  • comunidades
  • empreendedores do morro
  • favela
  • Jornada Empreendedora
  • periferia