ASN MG Atualização
Compartilhe

Cafés da Canastra apresentam novas experiências turísticas durante a SIC 2026

Iniciativa amplia oportunidades de negócios para produtores rurais e aproxima visitantes da cafeicultura regional
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

Transformar fazendas produtoras de cafés especiais da Canastra em oferta turística, onde o público possa conhecer o processo produtivo e vivenciar o cotidiano no campo. Essa é a proposta de um projeto desenvolvido pelo Sebrae Minas e pela Associação dos Cafeicultores da Canastra (Acanastra), que será apresentado oficialmente no dia 12 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2026, em Belo Horizonte. A iniciativa busca diversificar as atividades nas propriedades rurais e criar novas oportunidades de renda para os cafeicultores da região.

O lançamento será realizado às 15h30, na Cafeteria Modelo, no Expominas, com a apresentação das experiências que estarão disponíveis aos turistas na Serra da Canastra. Os visitantes poderão conhecer as histórias dos produtores, as características dos cafés especiais e as particularidades da produção regional.

As experiências foram desenvolvidas com acompanhamento técnico do Sebrae Minas, que apoiou os empreendedores na estruturação dos produtos turísticos. O trabalho envolveu a identificação do potencial de cada negócio, organização das visitas, definição de preços, atendimento ao turista e preparação das experiências para comercialização.

Para a analista do Sebrae Minas Carolina Alvim, a iniciativa representa uma oportunidade de ampliar o potencial econômico da cafeicultura regional. “A Canastra já é um destino turístico reconhecido e possui uma cafeicultura diferenciada pela qualidade dos seus cafés. Nosso trabalho é aproveitar essas características para criar novas oportunidades de negócios, fortalecendo o desenvolvimento da economia local”, destaca.

No dia 11 de novembro (quarta-feira), às 13h30, as consultoras do Sebrae Minas Vanessa Leal e Lara Abrantes e o presidente da Acanastra, Paulo Henrique Guerra, apresentarão o painel “Café de Experiência – Metodologia de geração de renda por meio do turismo”, na Arena da Inovação. O encontro abordará as etapas de preparação dos cafeicultores para atuar no turismo rural.

“O trabalho foi pensado para ajudar os produtores a abrir as porteiras de suas propriedades para o turismo, com experiências que permitam receber visitantes e gerar novas oportunidades de renda. Durante a SIC, vamos mostrar como esse processo foi desenvolvido e o que cada propriedade poderá oferecer aos turistas”, explica Vanessa Leal.

A qualidade dos cafés da Canastra também será destaque na SIC. No dia 11 de novembro, às 16h30, a Sala 1 – Cupping e Negócios receberá uma sessão de cupping com os melhores cafés da região, revelados na 7ª edição do Prêmio Café da Canastra. A atividade permitirá que especialistas e profissionais do setor conheçam e avaliem características como aroma, sabor e acidez dos grãos produzidos no território.

Cafés da Canastra terão momento de destaque no cupping durante a SIC 2026

O presidente da Acanastra, Paulo Henrique Guerra, explica que a iniciativa abre novas perspectivas de negócios para as famílias cafeicultoras, com diversificação de receitas, ampliação dos canais de comercialização e desenvolvimento de serviços ligados ao turismo rural. “Aproximar o consumidor da origem, permitindo que ele compreenda que, por trás de cada xícara, existem histórias, pessoas, tradição, tecnologia e identidade territorial é um grande diferencial que valoriza não apenas o café, mas a cultura e as características que fazem da Canastra uma região única.

A cafeicultora Ana Trindade, de Delfinópolis, na região da Serra da Canastra, ressalta que a participação no projeto representa uma nova etapa para o negócio. Com práticas sustentáveis e de agricultura regenerativa, a produtora alia o cultivo do café à preservação ambiental e ao turismo rural, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer a lavoura, os processos de produção e os sabores do território.

“Durante a visita, levo as pessoas para conhecer a lavoura e explico como funciona o sistema agroflorestal. Também apresento algumas frutas do Cerrado, como cabeludinha, pitomba e uvaia, que cultivamos em um pomar ao lado da plantação. Ao final do passeio, recebemos os visitantes para uma degustação do nosso café especial, o Serra Preta, harmonizado com queijo Canastra e goiabada. É uma experiência que reúne os sabores da nossa região”, conta Ana.

Check-in Turismo

O desenvolvimento das experiências turísticas foi viabilizado por meio do programa Check-in Turismo, iniciativa do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado, Cultura e Turismo (Secult-MG) voltada à criação e qualificação de produtos turísticos associados à identidade dos territórios. Na Serra da Canastra, o trabalho contempla dez municípios: Bambuí, Capitólio, Delfinópolis, Doresópolis, Medeiros, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

A metodologia prevê a identificação de negócios com potencial turístico, consultorias especializadas e acompanhamento dos empreendedores na criação de experiências que valorizem a cultura, os produtos e as histórias locais. O processo inclui planejamento da jornada do visitante, precificação, estratégias de divulgação e comercialização, além de testes para avaliar a experiência antes de sua oferta ao mercado.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)

[email protected]

  • cafeicultura
  • Canastra
  • sebrae minas
  • SIC 2026
  • turismo