Nos dias 17 e 18 de junho, nove pequenas empresas de Viçosa, que integram o ViçosaTec – Ecossistema Local de Inovação de Viçosa, estiveram presentes no Minas Summit 2026, evento que reuniu especialistas, startups, investidores e importantes lideranças empresariais do país. A ação ocorreu em Belo Horizonte para troca de experiências e oportunidades para diversos atores do ecossistema empreendedor.
Participaram do evento as startups Lovia, Esteio Gestão Agropecuária, Cientec Aceleradora, GeTerr Sistemas, Green Gowth A.i, Verse.desv, SimulPro, Orientec e Gerais Tecnologia, cujo objetivo foi promover conexão e fortalecimento de marca individual e coletiva. Elas foram selecionadas por meio de edital da Prefeitura Municipal de Viçosa e expuseram seus negócios em um estande exclusivo cedido pelo Sebrae Minas e a Prefeitura.
A analista do Sebrae Minas Reginamaria Loures destacou a importância do Minas Summit. “Esse é o principal encontro de inovação corporativa de Minas Gerais e participar de um evento como este traz muita relevância para o nosso ecossistema local. Ao reunir empresas, startups e lideranças em um único espaço, o ambiente gerou conexões e deu visibilidade às startups que integram o ViçosaTec”, ressaltou.
A programação do Minas Summit incluiu painéis sobre os impactos da nova economia, as fronteiras da inteligência artificial e o mercado de jogos. As startups de Viçosa também participaram de rodadas de negócios.

Ecossistema de Inovação de Viçosa
O ViçosaTec é estruturado a partir do modelo das quatro hélices da inovação, que integra academia, setor empresarial, governo e sociedade civil organizada, criando um ambiente dinâmico de colaboração, geração de conhecimento e desenvolvimento de soluções inovadoras. O ecossistema tem ganhado destaque nacional pela sua capacidade de articulação e cooperação entre os atores do território.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo (Stark)
(32) 99925-9134
[email protected]

