ASN MG Atualização
Compartilhe

Sebrae Minas promove encontro de gestores públicos em Diamantina e Couto de Magalhães

Evento apresentou a metodologia de construção dos planos de desenvolvimento econômico dos municípios da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Prefeitos e secretários municipais da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri estiveram reunidos, nesta semana, nas cidades de Couto de Magalhães e Diamantina, para iniciar a construção dos planos municipais de desenvolvimento econômico local. O evento foi promovido pelo Sebrae Minas como parte da programação do Encontro da Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, nas duas cidades.

Por meio de oficinas ministradas por analistas da instituição, os participantes conheceram ferramentas e metodologia para fazer um diagnóstico das potencialidades e prioridades a serem trabalhadas nos municípios, criando um ambiente favorável ao empreendedorismo, à expansão dos pequenos negócios e à atração de investimentos em curto, médio e longo prazo.  “O Sebrae Minas tem uma vertente de trabalho que é o desenvolvimento econômico local, com apoio aos municípios para a organização de suas políticas públicas. A geração de renda e o dinamismo econômico são fundamentais para que os pequenos negócios sejam mais competitivos”, destacou o analista do Sebrae Minas Anderson Cabido, um dos palestrantes do evento.

O gerente da Regional Mucuri e Jequitinhonha do Sebrae Minas, Rogério Nunes, reforça que o objetivo do encontro é auxiliar os gestores na identificação das tendências e cenários futuros. “Eles precisam entender como devem agir, hoje, para atingir as metas traçadas. As ações visam fortalecer a governança local e orientar as estratégias que favoreçam o desenvolvimento dos municípios.”

-

Empreendedorismo que gera resultados

A importância da iniciativa do Sebrae Minas na identificação das potencialidades produtivas dos municípios da região foi destacada pelo prefeito de Couto de Magalhães, José Eduardo de Paula Rabelo. “Ser referência em empreendedorismo é entender que uma cidade produtiva é feita de planejamento, gestão estratégica e valores consolidados”, explicou o gestor municipal, que, em 2022, venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na Categoria Estadual. O município está se preparando para se tornar a cidade das flores, dos cristais e da exportação de pitaya, a partir de uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para estudos ambientais sobre a produção da fruta.

O prefeito de Araçuaí, Tadeu Barbosa de Oliveira, destacou o potencial turístico da região com o atrativo Rota Bahia Minas, uma das apostas da gestão pública para alavancar a economia e os pequenos negócios. “Por meio do resgate histórico-cultural e de locais que permitem o turismo de experiência, conseguimos valorizar a identidade da população local, criar um produto turístico e, principalmente, gerar emprego e renda”, reforçou. Em parceria com o Sebrae Minas, Araçuaí integra o Programa Cidade Empreendedora e estabelece uma agenda de desenvolvimento econômico local para os próximos dez anos, com estratégias que envolvem a comunidade e os setores produtivos.

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação  

Catherina Dias – (33) 9 9190-0011

[email protected]

  • couto de magalhães
  • Desenvolvimento econômico
  • desenvolvimento econômico local
  • Diamantina
  • Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae
  • sebrae minas