ASN MG Atualização
Compartilhe

Inscrições gratuitas para capacitação de empreendedoras em Rio Pomba

Seminário DELAS será na próxima quinta-feira e propõe diálogos sobre ideias e negócios liderados por mulheres
Por Luciana Grillo
ASN MG Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de apoiar as empresárias de Rio Pomba, na Zona da Mata mineira, a enfrentar os desafios do dia a dia e tirar suas ideias de negócios do papel, o Sebrae Minas e a Prefeitura promovem, na próxima quinta-feira (21/3), o Seminário DELAS – desenvolvendo empreendedoras & líderes apaixonadas pelo sucesso. As inscrições são gratuitas e devem ser feita no site.

O evento tem parceria do Sicoob Guaranicredi e apoio da Associação Comercial e Industrial de Rio Pomba e da Sala Mineira do Empreendedor. A iniciativa integra o Programa DELAS – ação do Sebrae Minas para apoiar, estimular e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres, que terá atividades no município ao longo de todo o ano de 2024.

“Essa é uma oportunidade para repensar comportamentos que desafiam o crescimento das mulheres em seus objetivos profissionais e empresariais. Queremos levar conhecimento às participantes, para que desenvolvam seus negócios, cresçam e inspirem outras mulheres”, ressalta a analista do Sebrae Minas Reginamaria Loures.

Empreendedorismo feminino

De acordo com a Pesquisa Mulheres Empreendedoras, realizada pelo Sebrae Minas, o negócio próprio é a principal fonte de renda para sete a cada dez mulheres que empreendem. O levantamento mostra que mais de 60% das empreendedoras mineiras afirmam que as principais motivações para empreender foram a realização pessoal e a maior flexibilidade de horários e independência, contra 48% dos homens.

A sobrecarga nas tarefas domésticas também é um ponto sinalizado pela pesquisa: 70% das empreendedoras são responsáveis pelos afazeres em casa e somente 14% dividem as obrigações com os cônjuges ou demais moradores da residência. Mais da metade (53%) das empreendedoras relataram ter dificuldade moderada a alta para conciliar a gestão de um negócio com as tarefas domésticas.
A pesquisa aponta ainda que 55% das entrevistadas consideram que as mulheres têm mais dificuldade para ter um negócio de sucesso do que homens. A principal razão, apontada por 48% das mulheres, é o fato delas se dedicarem mais aos cuidados domésticos e dos filhos/dependentes, enquanto os homens podem se dedicar inteiramente ao empreendimento.

Setor e porte dos negócios

A participação mais expressiva das mulheres entrevistadas pela pesquisa está nos setores de Serviços (48%) e Comércio (36%). Na Indústria, elas representam 15% dos empreendedores entrevistados, mas a menor participação feminina nos pequenos negócios é na Construção Civil, com apenas 1% das empreendedoras, contra 12% dos homens entrevistados.
Em relação ao porte dos negócios, a maioria das entrevistadas (69%) é formalizada como microempreendedor individual (MEI), contra 53% dos homens. Nas categorias de microempresa (ME), elas representam 22%, oito pontos percentuais abaixo dos homens. Já entre as Empresas de Pequeno Porte (EPP), a participação das mulheres é bem menor: 9%, enquanto a dos homens é de 17%.

Programação Seminário DELAS

19h: Abertura

19h10: Palestra Desvendando a autenticidade na imagem profissional

20h: Painel Para se inspirar (participação de empreendedoras locais)

20h30: Coffee break e networking

21h: Palestra Síndrome da impostora

Serviço

Data: 21 de março de 2024

Horário: a partir das 19h

Local: Gardens Fest (Rua Antônio Caiafa, 100, Distrito Industrial, Rio Pomba – MG)

Informações: (32) 98852-3754

Inscrições: https://loja.sebraemg.com.br/detalhes/120441

-

Assessoria de Imprensa | Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes

Luciana Grillo – (32) 99925-9134

[email protected]

  • Empreendedorismo feminino
  • Rio Pomba
  • Sebrae Delas
  • sebrae minas