ASN MG Atualização
Compartilhe

Gerações do artesanato do Jequitinhonha ganham o mundo

Augusto Ribeiro levará suas obras para a Paris Design Week, uma forma de valorizar as tradições de família e homenagear Dona Izabel, inspiração desde seus 4 anos
Por Samuel Martins (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

Augusto Ribeiro tinha apenas quatro anos quando acompanhava a mãe, Alice Ribeiro, e sua tia, Ana Ribeiro, nas primeiras ‘aulas’ de modelagem em barro, em Santana do Araçuaí, distrito de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha. A sala de aula era a casa de Izabel Mendes da Cunha, mais conhecida como Dona Izabel, premiada ceramista mineira, conhecida como a Dama do Barro do Jequitinhonha e criadora das famosas bonecas-moringa.

Ele trocou os brinquedos pelo barro ainda menino e, sem perceber, começou a escrever a própria trajetória dentro de uma tradição que atravessa gerações de mulheres artesãs da região.

“Cresci em um universo onde o barro e o fazer com as mãos já faziam parte do cotidiano familiar. O barro me deu a possibilidade de materializar sentimentos. Tudo aquilo que estava dentro de mim podia ganhar corpo, rosto, forma, gesto e presença. O artesanato está na minha vida desde sempre. Para mim, é algo tão natural quanto respirar”, diz.

Augusto Ribeiro com a boneca de cerâmica feito pela mãe Alice

O que começou como brincadeira se transformou em profissão. Augusto é símbolo da nova geração do artesanato do Vale Jequitinhonha. Formou em Artes Plásticas, em Belo Horizonte, se qualificou, e retornou para dar continuidade a um saber que nasceu com as mãos de Dona Izabel. “Ela está presente para quem vive dessa arte. Em todas as nossas peças têm a sua alma, ensinamento e inteligência”, reforça.

Do Vale para a França
Em 2026, a história de Augusto ganha um novo capítulo. Ela integra o grupo de artesãos do Vale do Jequitinhonha selecionados para participar da Paris Design Week, período em que a cidade francesa concentra exposições, lançamentos, eventos culturais e encontros entre profissionais do setor.

Umas ações é a exposição na Maison&Objet, considerada a principal feira internacional de decoração, design, arte, lifestyle e negócios, que será realizada entre os dias 10 e 14 de setembro. As peças do Vale do Jequitinhonha também estarão expostas em uma galeria de arte, entre os dias 8 e 18 de setembro, ampliando a visibilidade da produção mineira durante a Paris Design Week. A mostra será realizada em uma região reconhecida pela intensa vida cultural e artística, aproximando o artesanato do Vale do Jequitinhonha de galeristas, curadores e instituições que valorizam a relação entre arte, patrimônio, criação e inovação.

Para a participação em Paris, Augusto selecionou peças que traduzem diferentes camadas de sua produção e da identidade do Vale do Jequitinhonha. Entre elas está a ‘Noiva’, imagem emblemática criada originalmente por Dona Izabel a partir do desejo de representar uma mulher do território vestida para o casamento e que se tornou um símbolo da cerâmica da região.

Também levará a ‘Boneca Artesã’, que representa uma mulher moldando outra boneca, numa referência à transmissão do conhecimento entre gerações de artesãs; a ‘Mãe Amamentando’, peça que remete ao cuidado e à continuidade da vida; e sua série mais recente, em que paisagens, casas e cenas do dia a dia do Jequitinhonha são estampadas nas saias das bonecas, transformando cada peça em uma pequena narrativa visual.

Para Augusto, expor o trabalho fora do Brasil tem um significado que vai além da conquista pessoal. “Estamos levando um pedaço do nosso país para ser conhecido por outros. Estamos mostrando o Vale do Jequitinhonha como um território de criação, de sensibilidade, de memória e de potência artística. Quando uma boneca minha é reconhecida, sinto que a minha história, a história da minha família, o trabalho das mulheres que vieram antes de mim e a cultura do Vale do Jequitinhonha também estão sendo vistos. Minha expectativa é que essa experiência abra novos caminhos para a arte do Vale”, projeta.

Conheça mais sobre o negócio de Augusto Ribeiro: @augustoarte

Apoio para estruturar e crescer
O apoio de parceiros, principalmente do Sebrae, contribuiu para que o artesanato do Vale do Jequitinhonha ganhasse mais valor, notoriedade e divulgação. A estruturação, de forma mais organizada, levou a criação da primeira marca território voltada para o artesanato em Minas Gerais, a Vale do Jequitinhonha, desenvolvida pelo Conselho das Artesãs do Vale do Jequitinhonha em parceria com o Sebrae Minas.

Essa iniciativa contribui para divulgar a origem do produto, dar notoriedade à região e estimular a atividade como fonte de renda, aumentando sua valorização no mercado. Nesse posicionamento, cada peça deixa de ser percebida apenas como um objeto utilitário para ser reconhecida como um produto autoral, portador de identidade, memória e valor simbólico. A estratégia parte da base de que, cada vez mais, quem compra uma peça de cerâmica leva em conta não apenas a qualidade e a beleza, mas também a história e a tradição que ela carrega.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
[email protected]

  • Artesanato
  • Augusto Ribeiro
  • França
  • Paris
  • Vale do Jequitinhonha