ASN MG
Compartilhe

Artesãos de Pirapora conhecem ações de valorização cultural e turística na Ilha do Ferro, no estado de Alagoas

Missão técnica conduzida pelo Sebrae Minas buscou conhecer projetos que possam ser replicados no Norte de Minas
Por Ricardo Guimarães
ASN MG
Compartilhe

Um grupo de artesãos de Pirapora, que faz parte do Projeto Identidade e Origem do Sebrae Minas, participou de uma verdadeira imersão cultural e turística na Ilha do Ferro, no estado de Alagoas. A missão técnica, realizada entre os dias 24 e 28 de agosto, contou com visitas guiadas a museus, reconhecimento do território, encontro com artesãos locais e reuniões com associações e cooperativas.

A proposta da ação, conduzida pelo Sebrae, foi a de conhecer projetos que possam ser replicados no Norte de Minas. A missão técnica contou com a participação de oito artesãos que trabalham com bordados e peças em madeira – na produção das tradicionais carrancas e imagens sacras. Artesã desde os oito anos de idade, Bonifácia Pereira dos Santos produz carrancas em madeira, um dos principais símbolos culturais de Pirapora. Hoje, aos 57 anos, ela espera que as novas iniciativas valorizem a região e sirvam como um novo momento para a valorização cultural e turística do Norte de Minas. “A visita técnica e o projeto em andamento são importantes para nos dar uma visão do que podemos fazer. Na Ilha do Ferro conhecemos muita coisa bonita e estruturada de valorização. Se fizermos o mesmo aqui em Pirapora vai abrir novos campos de trabalho e mudar a visão do artesanato local”, destaca.

A Ilha do Ferro foi escolhida por ser uma referência de valorização do artesanato e, especialmente, por apresentar uma forte expressão em artesanato em madeira e bordado, linguagens diretamente relacionadas ao perfil dos artesãos que participaram da missão. As duas regiões têm ainda uma relação muito forte com o Rio São Francisco, com a cultura ribeirinha e com saberes e manifestações culturais que foram construídos ao longo do tempo em cada território.

Os projetos realizados junto aos artesãos da Ilha do Ferro geraram, entre outros avanços, reconhecimento e processos de estruturação da Indicação Geográfica (IG), exatamente o que se pretende alcançar em Pirapora, fortalecendo o artesanato como uma atividade econômica, cultural e turística.

“A missão técnica foi uma das ações para buscar o fortalecimento da governança e a valorização da identidade do artesanato de Pirapora, criando uma oportunidade de aprendizado a partir de uma experiência que já conseguiu transformar saberes tradicionais em identidade, reconhecimento e oportunidades de mercado”, explicou a analista do Sebrae Minas Kátia Leite.

Projeto Identidade e Origem
O Projeto Identidade e Origem busca reavivar, fortalecer, proteger e potencializar o movimento cultural e territorial local, com foco na originalidade dos saberes. O primeiro passo das ações ocorreu no início de agosto, em um encontro com parte do grupo de artesãos que vai compor o projeto.

A perspectiva do projeto é construir uma base sólida para o reconhecimento do artesanato de Pirapora como Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, o que representará uma ação estratégica ao turismo regional e ao desenvolvimento local.

Para isso, até o final de 2027, estão previstas diversas ações com o objetivo de dar notoriedade ao território, gerando reconhecimento e valorização pelo mercado. Entre outros pontos, será feito um diagnóstico para o levantamento do portfólio atual de produtos e identificação dos elementos culturais, simbólicos e identitários, além do mapeamento de atores locais, lideranças e instituições parceiras.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Ricardo Guimarães
[email protected]

  • Artesanato
  • missão
  • pirapora
  • Projeto Identidade e Origem