ASN MG Atualização
Compartilhe

Uberaba terá plano de ações para o setor do turismo

Iniciativa do Sebrae Minas e Prefeitura visa capacitar empresários do segmento para expansão dos negócios, e atração de novos investimentos
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

A cadeia produtiva do turismo, em Uberaba, conta agora com um plano de ações para fomentar os negócios e, principalmente, apoiar os empresários que atuam no setor. Uma parceria entre o Sebrae Minas e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), viabilizou a construção do Plano de Ações do Turismo de 2023, lançado nesta terça-feira (7/3), no anfiteatro do Centro Administrativo.

Diante da possibilidade do projeto Geoparque Uberaba receber a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e ser reconhecido internacionalmente, a construção do plano visa preparar o setor para as demandas que serão geradas. “Incentivar políticas públicas para o turismo é falar de desenvolvimento econômico. Com a estruturação das ações, impulsionamos a cadeia e fomentamos novos negócios. O trabalho para a consolidação do Geoparque envolve diversas estratégias de desenvolvimento do setor, e o plano é uma delas”, enfatiza o gerente regional do Sebrae no Triângulo Mineiro, William Brito.

Entre as estratégias contidas no material, que foi apresentado pelo analista do Sebrae Minas Vinícius Quintão, serão ofertadas diversas oficinas, workshops e rodadas de negócios para todo o setor produtivo e empreendimentos turísticos. Há, ainda, um projeto para atração de artesãos da cidade, para que esses profissionais também participem ativamente do circuito do turismo. As datas das oficinas serão divulgadas ainda neste semestre.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, afirma que “esse é mais um passo para os avanços que ainda precisam acontecer. Ter propostas bem desenhadas e alinhadas com o setor impacta diretamente no resultado que buscamos”, ressalta.

Geoparque Uberaba

O projeto teve início há 12 anos, e está apoiado em três atributos de representatividade internacional: “Terra dos Dinossauros do Brasil”, “Capital Mundial do Zebu” e o “Local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”. Com a chancela internacional, Uberaba será o primeiro Geoparque Mundial em Minas Gerais. Em junho de 2022, foi enviada à Unesco a Carta de Intenções do projeto “Geoparque Uberaba – Terra dos Gigantes”.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Monica Cussi – (34) 99221 8280
[email protected]

  • Geoparque
  • Triângulo Mineiro
  • turismo