O III Seminário do Queijo da Região do Serro: Seguindo em frente, em tempos de pandemia será realizado nos dias 6 e 13 de outubro. A proposta é capacitar produtores, técnicos, estudantes e empreendedores da cadeia produtiva do segmento sobre processos de produção e qualidade dos queijos artesanais.
O evento, que neste ano será promovido de forma virtual e totalmente gratuito, é uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs). O seminário também tem o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Insitituto de Laticínios Cândido Tostes/Epamig. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de outubro.
Na oportunidade, especialistas do segmento vão abordar temas como a importância do associativismo, marketing digital para venda e divulgação do queijo artesanal, comercialização, boas práticas de produção de queijo em tempos de pandemia, legislação e adequação das queijarias para registro no Sistema de Inspeção Estadual e Selo Arte.
“É exatamente em momentos como este, repleto de incerteza, que se faz necessário um associativismo forte, boas relações comerciais, instrumentos apropriados de promoção e divulgação dos produtos, bem como práticas de fabricação adequadas, de modo a garantir ao consumidor uma experiência única ao degustar um bom e conhecido queijo da região do Serro”, explica o gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes Fernandes.
Para o presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro, José Ricardo Ozólio, além de ser um momento para a troca de experiências, o seminário vai discutir e buscar alternativas para agregar ainda mais valor ao tradicional produto mineiro.
“É um evento que vem consolidar princípios e conhecimentos que somam muito ao dia a dia dos nossos produtores, no seu desenvolvimento como empreendedor rural, buscando melhoria dos seus produtos de forma sustentável e, assim, gerando melhores resultados financeiros para seu negócio”, afirma Ozólio.
-
Programação completa:
06/10/2020 (Terça-feira)
17h – Abertura: Apaqs / Sebrae
17h15 – A importância do associativismo para Produtores de Queijo Artesanal (João Carlos Leite – Presidente da Aprocan e da Amiqueijo)
17h45 – Marketing digital para venda e divulgação do queijo artesanal (Paula Bento – Sebrae)
18h15 – Comercialização de queijos artesanais – Novos Tempos (Falco Bonfadini – Galeria do Queijo/SP)
18h45 – Debate
19h – Encerramento do dia
13/10/2020 (Terça-feira)
17h – Abertura: Apaqs / Sebrae
17h15 – Boas práticas de produção de queijo em tempos de pandemia (Valdeane Dias Cerqueira– Instituto de Laticínios Cândido Tostes/Epamig)
17h45 – Legislação e Adequação das Queijarias para registro no Sistema de Inspeção Estadual (Gentil Cândido de Magalhães – Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA)
18h15 – Debate
18h30 – Encerramento do dia
-
William de Jesus
Assessoria de Imprensa
Regional Jequitinhonha e Mucuri
Teófilo Otoni/MG
(33) 99190-0011
www.prefacio.com.br
-
