Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) das regiões Rio Doce e Vale do Aço podem se inscrever no Programa ALI Produtividade, iniciativa do Sebrae Minas que oferece consultoria gratuita e personalizada com foco em inovação de processos e melhoria da gestão do negócio.
Com duração de seis meses, o programa é 100% subsidiado pela entidade. Para participar, as empresas devem ter, no mínimo, 12 meses de operação. As inscrições são feitas neste formulário, com vagas para os municípios de Ipatinga, Governador Valadares, Guanhães, Caratinga, João Monlevade, Itabira e Aimorés.
A metodologia do ALI Produtividade atua diretamente em desafios comuns dos pequenos negócios, como desorganização financeira, falta de controle de despesas, problemas de estoque e ausência de indicadores de desempenho. “É um programa que ajuda as empresas a produzirem mais e melhor, com menos recursos, tempo e esforço. O empresário passa a ter uma visão mais ampla do negócio e do mercado em que atua”, destaca o analista do Sebrae Minas Andrew Boy.
Metodologia e resultados
Ao longo da consultoria, as empresas passam por oito etapas que incluem: diagnóstico, planejamento, definição de prioridades, aplicação de ferramentas práticas, monitoramento de indicadores e avaliação de resultados. Em Minas Gerais, o ALI Produtividade já atendeu cerca de seis mil pequenos negócios, em 2025. No último ciclo avaliado, as empresas participantes registraram crescimento médio de 11,8% no faturamento, e 31% na produtividade, comprovando a eficácia da metodologia do Sebrae Minas.
SERVIÇO
ALI Produtividade – Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço
Inscrições até 30 de janeiro
Início do programa: 02/01/2026
Término: 31/06/2026
Inscrições: neste formulário
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark)
(31) 98250-1752
[email protected]

