Reconhecida por sua gastronomia diversa, criativa e acolhedora, Uberaba acaba de ganhar um Guia Gastronômico e Turístico. O lançamento aconteceu na tarde desta terça-feira (21/10), na Cervejaria Petrópolis, com a participação dos 36 restaurantes atendidos pelo programa Prepara Gastronomia. A publicação reflete o trabalho realizado nos últimos meses, que deu origem ao novo posicionamento gastronômico do município e consolida seu destaque como um dos principais polos da atividade em Minas Gerais. O Guia Gastronômico é gratuito e será disponibilizado ao público nas versões on-line e impressa.

A publicação integra as ações da nova identidade gastronômica da cidade na gastronomia, em uma iniciativa conduzida pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Uberaba, o Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) e a Sala Mineira do Empreendedor. Além de divulgar os empreendimentos, a iniciativa incentiva o turismo e estimula o consumo de produtos e experiências regionais.

“O guia reflete o resultado de um trabalho contínuo do Sebrae Minas com os empreendedores locais. Nossa missão é apoiar o fortalecimento dos negócios e posicionar Uberaba como referência em gastronomia e turismo, valorizando o que é produzido aqui e gerando novas oportunidades para o território”, destaca o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito.
O lançamento do guia reforça a integração entre gastronomia, turismo e identidade territorial, especialmente diante da presença do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, reconhecido pela Unesco. A proposta é consolidar o município como referência regional em experiências turísticas e gastronômicas, conectando sabores, cultura e patrimônio natural.
Para o vice-prefeito de Uberaba, Mauricinho Sá, o guia simboliza um novo capítulo no fortalecimento da identidade local. “Uberaba tem sabor, tem história e tem alma – e agora essa alma está representada neste guia. É um projeto que nasce com o propósito de impulsionar os nossos empreendimentos e, ao mesmo tempo, celebrar o que somos como cidade. O Sebrae Minas tem sido um grande parceiro nessa jornada, ajudando a transformar o setor e a unir os empresários em torno de um mesmo objetivo: crescer juntos e com propósito”, afirma.

Com mais de dois séculos de história, Uberaba construiu uma identidade culinária plural, marcada pela variedade de sabores, tradições e formas de preparo. A cidade abriga desde restaurantes familiares que preservam receitas típicas da cozinha mineira, até bistrôs autorais e casas de alta gastronomia. O churrasco, as quitandas, os queijos, o requeijão e os doces de leite mantêm vivo o vínculo com o campo e com os saberes populares transmitidos entre gerações.
“A gastronomia se tornou um dos pilares do desenvolvimento de Uberaba, e o lançamento deste guia marca o início de um novo ciclo. É um projeto que começa com 36 restaurantes, mas que deve crescer ainda mais, fortalecendo a união do setor e a diversidade que caracteriza a nossa culinária”, ressalta o presidente do Sinhores, Fernando Abdalla.

Fortalecendo o setor de alimentação fora do lar
Criado em 2020, o Prepara Gastronomia é um programa do Sebrae Minas voltado para o fortalecimento dos negócios de alimentação fora do lar. A iniciativa oferece capacitações, consultorias e ações de posicionamento estratégico para empreendimentos do setor. A iniciativa também contribui para o desenvolvimento do turismo gastronômico em Minas Gerais, estimulando a realização de festivais e eventos que destaquem a diversidade culinária local.
Até o final de 2024, o Prepara Gastronomia beneficiou mais de 3 mil empreendedores em 117 cidades mineiras, superando a meta inicial de atender 4 mil negócios em 150 municípios. Além disso, o programa gerou mais de R$ 9 milhões em negócios e contribuições para a criação de aproximadamente 500 novos pratos.
Receita de Sucesso
Em Uberaba, o programa deu origem ao Festival Gastronômico e Cultural, que hoje integra o calendário anual da cidade. As iniciativas seguem evoluindo com foco no reposicionamento de marca e no planejamento estratégico de bares e restaurantes.
José Eduardo Macedo e a filha Nathalia são proprietários da Esquina do Pato e do Pato BBQ. Eles participam do Prepara desde a sua primeira edição. Com o apoio das consultorias especializadas, o negócio deu um salto: a receita cresceu 80%, novos equipamentos foram adquiridos e a gestão ganhou mais estratégia. Hoje, além de atender com excelência, a família Macedo sonha alto: integrar o Pato BBQ à rota do Geoparque de Uberaba, investir em carnes embaladas a vácuo e continuar crescendo com propósito.
“A expectativa é muito grande. Já vínhamos em um ritmo de crescimento, mas com o lançamento do guia esperamos um aumento de cerca de 12%, especialmente pelo alcance junto aos turistas que visitam Uberaba. Esse trabalho do Sebrae fortalece toda a cadeia gastronômica da cidade”, destaca.
Confira os estabelecimentos que participam da primeira edição do Guia Gastronômico e Turístico de Uberaba
Abdalla’s Esfiharia
Açaí da Praça
Associação das Doceiras de Peirópolis
Bento Choperia
Bulldog’s Sanduíches Artesanais
Cerejeira Empório de Alimentos Saudáveis
Choperia do Mário
Costela no Bafo
D’Gust Refeições e Massas
D’Moreira Peixes Petiscos e Coqueteis
Esquina do Pato
Fisgada Cervejaria
Fornace Pizzaria
Fritis
Hamburgueria Parrilla 173
Jorge’s Taverna Hamburgueria
Lanchonete Nossa Senhora das Graças
Lu’s Burguer
Macarrão e Cia
Mascavo Canela
Mister Lee
Paladare Salgados
Pastelaria do Edmur
Pertin D’oceis Espetos
Piña Pizzeria
Pizzaria do Padrinho
Pousada Lago dos Dinossauros
Rafa Restaurante
Restaurante Caçarola do Dino
Sabor Expresso Restaurante
Santa Brasa
Sorvetes Sorriso
Supremo Gelados
Toca dos Dinossauros
Uailoha Poke
Vermelhinho Restaurante e Petiscaria
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603

