ASN MG
Compartilhe

Mazé Lima participa do 5º Encontro Municipal de Empreendedorismo Feminino em Contagem

Faxineira que se tornou empresária de sucesso no mercado de doces artesanais conta sua trajetória de superação e empreendedorismo
Por Aline Reis
ASN MG
Compartilhe

O maior evento de empreendedorismo feminino de Contagem terá a presença de Maria José Lima, a Mazé. Ela é destaque da programação do 5º Encontro Municipal de Empreendedorismo Feminino, que será realizado no dia 3 de outubro, no Multispace, em Contagem. A inscrição é gratuita, no site Sympla.

Com a palestra ‘Desistir não é uma Opção!’, Mazé Lima vai detalhar sua trajetória do Povoado do Córrego do Paiol, nas proximidades do município de Carmópolis de Minas, até sua ida à França, berço das frutas cristalizadas, onde esteve para aperfeiçoar suas técnicas de produção. A empresária também vai contar sobre o caminho árduo que percorreu até que seus produtos conquistassem as prateleiras de prestigiados estabelecimentos do país.

Em 1999, com dois filhos para criar, Mazé perdeu o emprego como faxineira, e decidiu criar o próprio negócio. Comprou leite, açúcar e amendoim a prazo, fez uma receita de doce e vendeu toda a produção. Assim surgiu a Mazé Doces. Em 2022, a empreendedora já empregava 16 pessoas e recebia insumos de 27 produtores locais. Hoje, a empresa fabrica 35 toneladas de doces por ano, para abastecer 78 pontos de venda pelo Brasil.

O encontro em Contagem será uma oportunidade para mulheres que buscam conhecimento e networking para se conectar, aprender e se inspirar com histórias de sucesso e superação como a da empresária Mazé Lima. O evento é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Contagem e co-realização do Sebrae Minas. “Conhecemos os desafios do empreendedorismo feminino, e mulheres como a Mazé inspiram pela forma como impulsionam a economia local, geram oportunidades de emprego e trazem uma série de impactos positivos para a comunidade”, reforça o analista do Sebrae Minas Raphael Oliveira.

Empreendedorismo feminino

Um levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, revelou que do total de 1,9 milhão de pequenos negócios ativos no estado, 40,96% são liderados por mulheres. Minas Gerais ocupa o segundo lugar entre os estados em número absoluto de pequenas empresas comandadas por mulheres, atrás apenas de São Paulo. A faixa etária predominante entre as empreendedoras mineiras é de 31 a 40 anos.

O setor de Serviços concentra o maior número de empresas lideradas por mulheres no estado, com cerca de 400 mil empreendimentos. O Comércio está em segundo lugar, e registra 261 mil empresas com mulheres à frente dos negócios.

Programação

19h: Credenciamento

19h30: Abertura e boas-vindas

19h45: Palestra \”Ambidestria Organizacional\”, com a Dra. Renata Barcelos

20h45: Palestra \”Desistir não é uma Opção!\”, com Mazé Lima (Case: Mazé Doces)

22h: Reconhecimento Mulheres InspirAção

22h30: Momento de Networking

23h: Encerramento

SERVIÇO
5º EMEF – 2024
Data: 3 de outubro
Horário: das 19h às 23h
Local: Multispace – Rua Andrômeda, 367 Jardim Riacho das Pedras / Contagem
Mais informações e inscrições: site Sympla

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro
Aline Reis (Stark) – (31) 99934-0658
[email protected]

  • Empreendedorismo feminino