ASN MG Atualização
Compartilhe

7ª edição do e-cidades discute territórios mais atrativos e empreendedores para os municípios

Evento reuniu, em Juiz de Fora, gestores públicos, lideranças e empresários para discutir melhorias para as cidades, inovação e gestão pública
Por Luciana Grillo (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

Na última quinta-feira (24/4), Juiz de Fora recebeu a 7ª edição do e-cidades, evento do Sebrae Minas que conecta inovação e gestão pública em busca de um futuro melhor para os municípios da Zona da Mata e do Campos das Vertentes. Com o tema “Territórios + atrativos e empreendedores”, o encontro reuniu gestores públicos, lideranças e empresários para discutir melhorias para as cidades da região.

Um dos destaques do evento foi um bate-papo sobre como a economia circular pode potencializar o desenvolvimento das cidades. O pró-reitor de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabrício Campos, e o secretário municipal de Urbanismo de Maringá (PR), Matheus Barros, discutiram a importância de os municípios atraírem empresas mais sustentáveis e se tornarem agentes fomentadores de mudanças.

“Precisamos tornar as cidades mais atrativas para investimentos e a economia circular auxilia nesse sentido. O uso mais consciente dos recursos naturais é uma saída e gera impacto positivo nos municípios. Para isso, é preciso formar parcerias entre empresas, entidades governamentais e universidades”, ressalta Campos.

Quem também marcou presença no e-cidades foi o consultor da Directpar Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho. O palestrante falou sobre atração de investimentos para as cidades, com aumento de receita para o município. Segundo ele, o projeto de desenvolvimento econômico do município precisa estar atrelado ao projeto de desenvolvimento político. “É imprescindível pensar na sustentabilidade e em tornar a cidade mais próspera. Para um território ser mais atrativo, é necessário focar em cinco pontos essenciais: previsibilidade nos processos municipais; relacionamento com o Estado; acolhimento de investidores; compras públicas; e gestão tributária”, reforça.

A 7ª edição do e-cidades também trouxe conversas sobre educação empreendedora, cidades inteligentes, desenvolvimento dos municípios a partir dos pequenos negócios, e desafios na geração de prosperidade sustentável. “Levamos ao público uma série de ações e conhecimentos já testados em outros municípios e que são bons exemplos para os gestores públicos da nossa região aplicarem, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destaca o gerente do Sebrae Minas na regional Zona da Mata e Vertentes, João Roberto Marques Lobo.

Ainda houve a entrega dos troféus da Rede Aqui tem Sebrae e do título de Cidade Empreendedora aos municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. O gerente da entidade também assinou a Carta de Intenção para ocupação de espaço no Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PARTEC JF), ambiente de inovação e negócios da UFJF.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo (Stark)
(32) 99925-9134
[email protected]

  • e-cidades
  • juiz de fora
  • territórios mais atrativos