ASN MG Atualização
Compartilhe

Uberaba vai receber o 1º Congresso de Empreendedorismo Feminino, na próxima terça-feira (7/11)

Evento gratuito, organizado pelo Sebrae Minas e parceiros, terá palestras de Angela Hirata e Rita Mundim
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

O 1º Congresso de Empreendedorismo Feminino vai acontecer, no dia 7 de novembro, no Centro de Eventos da ABCZ, em Uberaba. O objetivo é inspirar e conectar mulheres que desejam investir em seu potencial empreendedor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. O evento é uma iniciativa do Sebrae Minas, por meio do programa Sebrae Delas, Sistema Ocemg, Sicoob Credimed e Prefeitura de Uberaba.

De acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados do IBGE (do terceiro trimestre de 2022), existem 10,3 milhões de mulheres donas de negócio no Brasil, o que representa 34,4% do total de donos de negócios do país. De olho nesse cenário e visando estimular esse público, o 1º Congresso de Empreendedorismo Feminino pretende reunir mil mulheres e terá a presença de palestrantes conhecidas nacionalmente, além de painéis com cases de sucesso de cidades da região. Essas empreendedoras vão compartilhar suas histórias e falar sobre protagonismo, carreira e comportamento empreendedor.

“As mulheres estão avançando e demarcando seu espaço no mercado. Queremos criar um ambiente em que as empreendedoras possam trocar experiências, debater ações práticas, desenvolver estratégias no ambiente dos negócios, fortalecendo, assim, a economia e a sociedade”, destaca a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues.

Uma das palestras mais aguardadas é da ex-diretora de comércio exterior da Alpargatas SA, Angela Hirata. Ela é responsável por popularizar as ‘Havaianas’ no mercado internacional. Em apenas três anos, a executiva levou a empresa a exportar para cinco continentes em mais de 80 países, com a marca posicionada no prestigiado mercado de luxo.

O evento conta também com a economista e comentarista da Rádio Itatiaia, Rita Mundim. Além de trazer um panorama sobre os aspectos econômicos mundiais e seus impactos para o setor, a economista vai debater sobre cooperativismo.

O encerramento ficará por conta da dupla Aninha Mendes e Patrícia, de Uberaba. As cantoras vão falar sobre a trajetória delas na música, das oportunidades e dificuldades que tiveram que enfrentar para se estabelecerem no mercado. Em seguida, elas cantam grandes sucessos para animar o encontro.

Estímulo ao empreendedorismo feminino

Segundo a pesquisa Mulheres Empreendedoras, do Sebrae Minas, mais da metade (53%) das entrevistadas tiveram contato com uma dona de negócio que serviu de inspiração ou influenciou no desejo de abrir o próprio negócio, e 40% têm uma rede de contato com outras empreendedoras. Além disso, 84% afirmaram que dariam preferência a contratar mulheres para a sua empresa.

Visando apoiar e estimular esse público, o Sebrae Minas oferece o programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. A iniciativa contempla diversas ações para fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres, aumentando a probabilidade de sucesso dos negócios liderados por elas. Por meio do programa, são oferecidas capacitações, oficinas, palestras e consultorias, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências, além da troca de conhecimentos e conexões.

O 1º Congresso de Empreendedorismo Feminino tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), ABCZ, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), Câmara de Dirigentes Logistas de Uberaba (CDL), Força Feminina, Hinode, Senac, Sala Mineira do Empreendedor, Parque Tecnológico e do Clube Moeda de Troca.

SERVIÇO

1º Congresso de Empreendedorismo Feminino
Data: 7 de novembro
Horário: 17h30 às 21h30
Local: Centro de Eventos da ABCZ – Avenida Barão do Rio Branco, 1717
Inscrições pelo link.

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Vanessa Braga – (34) 99903 8603
[email protected]

  • Empreendedorismo feminino
  • Sebrae Delas