ASN MG
Compartilhe

Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira compõe catálogo da COP 30

Ação, conduzida pelo Sebrae Nacional, reúne iniciativas de sucesso em sustentabilidade realizadas e/ou apoiadas pela instituição
Por Luciana Grillo (Stark)
ASN MG
Compartilhe

O Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira foi selecionado para compor o Catálogo de Ações Relacionadas à COP 30, iniciativa conduzida pelo Sebrae Nacional, que reúne ações de sucesso em sustentabilidade realizadas e/ou apoiadas pela instituição. A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará, e é o principal fórum de debates e negociação entre as 198 partes que assinaram a Convenção do Clima.

Para integrar o catálogo, a iniciativa foi avaliada com base nos seguintes critérios: alinhamento com a pauta do evento, contribuição para os ODS relacionados à COP 30, inovação e potencial de replicabilidade, escalabilidade e impacto, inclusão de pequenos negócios e resultados comprováveis.

O analista do Sebrae Minas Tarcísio Fagundes pontua que esta é uma vitória para a região. “A participação no Catálogo reforça a importância do desenvolvimento do Parque, mostrando que o Plano de Manejo é um instrumento inspirador para o avanço de estudos científicos e do turismo sustentável”, destaca.

Plano de Manejo
A entrega oficial do Plano foi feita no dia 28 de agosto, pelo Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Olaria. O documento orienta o planejamento e a gestão do parque, especialmente em um momento de mudanças climáticas e conservação dos recursos naturais. O projeto servirá de guia para o gerenciamento do parque, dando suporte a estudos científicos e à preservação do meio ambiente e do turismo regional.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo (Stark)
(32) 99925-9134
[email protected]