O mercado da moda concentra quase 2 milhões de pequenos negócios no Brasil. Em Minas Gerais são mais de 200 mil, desses, 72% do varejo e 28% da indústria, de acordo com dados da Receita Federal. Para incentivar o empreendedorismo neste mercado e promover a moda mineira, o Sebrae Minas vai apoiar 40 pequenos negócios no maior evento do segmento em Minas Gerais: o Minas Trend – Primavera-Verão/2024.
De 11 a 13 de abril, no Minascentro, as marcas mineiras apoiadas pelo Sebrae Minas estarão expondo e negociando seus produtos em um estande montado pela instituição e em espaços individuais do Salão de Negócios. Entre as empresas que serão beneficiadas estão as do segmento de moda íntima, vestuário, calçados, bolsas e acessórios das cidades de: Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Lagoa Santa, Viçosa, Uberlândia, Juruaia, Muriaé, Divinópolis, Uberaba, Taiobeiras e Monte Belo.
Dezenove delas, são pequenos negócios de lingerie, fitness, beachwear e sleepwear: Acquas Beachwear, Angélical Moda Íntima, Anna Kock, Antonella d’piza, Brilho do Sol, Del Lara, Doce Paixão Lingerie, Escape Ateliê, FDPAULA Lingerie, Feriado Nacional, Fetelle Lingerie, Intima Passion Lingerie, Julia Amorim Moda Íntima, Le Jolie, Lindelucy, Nemesis Personalize, Prananá Pijamas e Cia, Severa e Vitt. Com o apoio da Fiemg Competitiva, essas empresas também receberam capacitações em temas que impactam no desenvolvimento e digitalização dos negócios e em assuntos relacionados ao ESG (Environmental, Social and Governance).
“As empresas mineiras do setor possuem uma identidade própria que as diferenciam da concorrência. Mas, independentemente do grau de desenvolvimento que elas se encontram, gerir finanças, cadeia de suprimentos, recursos humanos e processo produtivo requer sempre qualificação, aprimoramento e conhecimento do mercado. E isso é o que fazemos ao gerar subsídios a essa constante evolução”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
A ação é fruto da parceria entre Sebrae Minas e Fiemg, que há 16 anos realizam o evento em Belo Horizonte. A iniciativa também faz parte do programa Integra Moda para afirmar Minas Gerais como “Estado da Moda” e uma das principais rotas de comércio desse mercado no país. “Nosso objetivo é destacar e valorizar a diversidade e as expertises dos diferentes polos do estado e dos pequenos negócios, com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo no setor e fortalecer os diversos segmentos da cadeia produtiva da moda em Minas Gerais”, explica Marcelo de Souza.
O Integra Moda também inclui a promoção de eventos, ações e programas direcionados a diversos segmentos da moda, respeitando e ativando as vocações locais por meio da inteligência de dados. Conheça mais sobre essas iniciativas:
· Minas Moda Autoral: identifica e alavanca novas marcas no estado que reúnam originalidade e potencial para expandir o mercado.
· Trend Connection: evento que oferece informações para os pequenos negócios do setor sobre as principais tendências do mercado para que possam se diferenciar e se tornar mais competitivos.
· Mãos à Moda: Programa de geração de competências e resgate do saber local, por meio de técnicas, vocações e matéria-prima de origem, para o desenvolvimento de produtos com identidade e valor agregado, conectados à produção de moda. Iniciado em janeiro de 2023, o projeto tem previsão de dois anos de atividade, e expectativa de inserir o Jequitinhonha na rota da moda autoral no Brasil.
· Moda Brechó: atende empreendedores do mercado de usados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, interessados em se capacitar e melhorar os processos e a divulgação dos negócios no ambiente digital. Cerca de 130 negócios já receberam apoio para aprimorar habilidades empreendedoras e aprender sobre gestão do negócio e melhoria dos processos.
· Varejo sob medida: ações de curta duração voltadas para atender o varejo de moda nas áreas de gestão, compras, marketing, vendas, visual merchandising, posicionamento de marca, dentre outras demandas de mercado.
· ALI Moda Sebrae: atendimento feito pelo Agente Local de Inovação que oferece orientações profissionais especializadas, com acompanhamento sob medida, para o incremento dos negócios, estímulo à atuação em rede e o desenvolvimento de inovações dentro das empresas.
· Pesponta indústria: iniciativa voltada para confecções disponibilizando soluções e ferramentas adequadas à realidade e necessidade de cada região para a melhoria da gestão, aumento da produtividade e desenvolvimento de coleções.
Apoio aos polos de confecção
Em Minas Gerais, 27 polos ligados à moda foram mapeados e já são atendidos pelo Sebrae Minas há alguns anos, entre eles: Juruaia, Nova Resende, Monte Belo, Taiobeiras e São João do Manteninha (moda íntima).
O trabalho de interiorização da moda e fortalecimento dos polos do segmento é voltado para o aprimorar da gestão dos pequenos negócios e incentivo à criação de políticas públicas que beneficiem o setor
Minas Trend
A 29ª edição do Minas Trend será realizada de 11 a 13 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento – realizado pela Fiemg com o apoio do Sebrae Minas – reúne lojistas, compradores, influenciadores e formadores de opinião, de olho nas tendências Primavera/Verão 2024. O encontro ocupa lugar de destaque no calendário da moda brasileira, atendendo, principalmente, os segmentos de vestuário, calçados e acessórios, como bolsas, joias e bijuterias, ditando tendências e propiciando a geração de novos negócios. Mais informações no site www.minastrend.com.br.
Mercado da Moda
BRASIL
Varejo
1,44 milhão de empresas, dessas 97% MPE e MEI
Indústria
484.873 empreendimentos, dessas 93% MPE e MEI
-
MINAS GERAIS
Varejo
163.557 empreendimentos, desses 73% MPE e MEI
Indústria
64.908 empreendimentos, desses 98% MPE e MEI
-
Minas Trend – Primavera-Verão/2024
11 a 13 de abril
Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 – Centro
Belo Horizonte/MG
Informações: www.minastrend.com.br
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9271 / 9278