O Sebrae Minas inaugurou, nesta terça-feira (3/2), em Teófilo Otoni, a nova sede da Regional Jequitinhonha e Mucuri. A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Marcelo de Souza e Silva, do prefeito de Teófilo Otoni, Fábio Marinho, e demais lideranças do Nordeste mineiro. O novo prédio está localizado na rua Romeu Gazineli, 106, bairro Marajoara, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A sede possui estrutura moderna, ampla e conta com estações de atendimento equipadas para orientação empresarial e consultorias, sala de treinamento climatizada, com recursos audiovisuais, além de auditório. Todos os espaços foram construídos considerando o acesso e mobilidade de pessoas com deficiência.
Durante a cerimônia, Marcelo de Souza e Silva destacou que a nova sede foi pensada para ser um lugar onde o empreendedor se sinta acolhido, e ao mesmo tempo, provocado a ir além.
“Empreender não é tarefa simples, mas com orientação, conhecimento e parceria, fica muito mais possível. O Sebrae chegou à Teófilo Otoni há 30 anos. E, hoje, a cidade é um polo regional estratégico, que coordena ações em dezenas de municípios e concentra projetos nas áreas de educação empreendedora, inovação, turismo, gastronomia, indústria, comércio e inclusão produtiva”, destaca. “Quando o empreendedor avança, o Sebrae avança junto. Quando o território se transforma, o Sebrae se transforma também”, completa.

Para o prefeito de Teófilo Otoni, Fábio Marinho, a presença do Sebrae Minas torna o município ainda mais forte por sediar a Regional Jequitinhonha e Mucuri. “A entidade tem um papel fundamental ao mobilizar e capacitar empreendedores, agentes públicos, consórcios, associações e cooperativas. Promovendo o diálogo e a colaboração entre todos esses atores, estimula a geração de emprego e renda, contribuindo de forma significativa para a economia da região”.
30 anos de estímulo ao desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Presente em Teófilo Otoni há 30 anos, o Sebrae Minas desenvolve ações voltadas à inovação, gestão, conhecimento e fortalecimento dos pequenos negócios. Essa trajetória começou em 1995, com a implantação de um Posto Avançado na cidade, que rapidamente se tornou referência regional para quem buscava abrir ou reposicionar o negócio. Já nos primeiros anos, a unidade impactava diretamente mais de 45 municípios.
Em 2012, a unidade foi elevada à regional, passando a coordenar mais de 80 municípios, por meio de seis microrregionais: Almenara, Araçuaí, Chapada de Minas, Diamantina, Nanuque e Teófilo Otoni, estrategicamente distribuídas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Por meio dessa rede, o Sebrae Minas atua em diversos segmentos, como artesanato, agronegócio, turismo e alimentação fora do lar, promovendo melhorias na gestão, no design, no acesso à mercados e na governança.

Presente na vida de quem empreende
Nos últimos 5 anos, o Sebrae Minas realizou diversas iniciativas na região: foram cerca de 650 mil atendimentos a pequenos negócios e 175 mil horas de consultorias.
Por meio da Rede Aqui Tem Sebrae, a instituição está presente em 61 dos 81 municípios da Regional e, desde sua implantação em 2020, realizou mais de 100 mil atendimentos a 28 mil empresários. A Rede é uma parceria com instituições públicas, tais como prefeituras, instituições privadas e representantes de classe, e objetiva ampliar o acesso dos empreendedores do estado à informações e serviços oferecidos pela entidade sobre abertura e gestão de pequenos negócios.
E o Programa Nacional de Educação Empreendedora – abordagem ao ensino e à aprendizagem – contribuiu com o desenvolvimento de competências empreendedoras de 167 mil estudantes e 22 mil professores e gestores educacionais da regional Jequitinhonha e Mucuri entre 2023 e 2025.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
[email protected]

