O Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira foi selecionado para compor o Catálogo de Ações Relacionadas à COP 30, iniciativa conduzida pelo Sebrae Nacional, que reúne ações de sucesso em sustentabilidade realizadas e/ou apoiadas pela instituição. A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará, e é o principal fórum de debates e negociação entre as 198 partes que assinaram a Convenção do Clima.
Para integrar o catálogo, a iniciativa foi avaliada com base nos seguintes critérios: alinhamento com a pauta do evento, contribuição para os ODS relacionados à COP 30, inovação e potencial de replicabilidade, escalabilidade e impacto, inclusão de pequenos negócios e resultados comprováveis.
O analista do Sebrae Minas Tarcísio Fagundes pontua que esta é uma vitória para a região. “A participação no Catálogo reforça a importância do desenvolvimento do Parque, mostrando que o Plano de Manejo é um instrumento inspirador para o avanço de estudos científicos e do turismo sustentável”, destaca.
Plano de Manejo
A entrega oficial do Plano foi feita no dia 28 de agosto, pelo Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Olaria. O documento orienta o planejamento e a gestão do parque, especialmente em um momento de mudanças climáticas e conservação dos recursos naturais. O projeto servirá de guia para o gerenciamento do parque, dando suporte a estudos científicos e à preservação do meio ambiente e do turismo regional.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo (Stark)
(32) 99925-9134
[email protected]

