ASN MG Atualização
Compartilhe

Sebrae Minas e Apacs realizam 2º Seminário da Cachaça em Salinas

Evento tem objetivo de capacitar produtores e melhorar, ainda mais, a qualidade da bebida que é reconhecida como uma das melhores do mundo
Por Cida Santana
ASN MG Atualização
Compartilhe

Salinas, no Norte de Minas, é reconhecida mundialmente pela excelência na produção de cachaça artesanal. Para fortalecer a cadeia e apoiar o desenvolvimento dos produtores, será realizado, no dia 25 de setembro, o 2º Seminário da Cachaça. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas e a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs).

O evento vai reunir, no Centro de Convenções da cidade, produtores, especialistas e apreciadores da bebida. As inscrições podem ser feitas pelo link. Na programação, profissionais especializados no assunto vão abordar temas como tributação, legalização de fábricas, sustentabilidade da produção e o uso do turismo como estratégia para impulsionar a atividade econômica, a partir de visitas às fábricas e alambiques.

Entre os destaques, está a diretora-executiva do Engenho Triunfo, Maria Julia Baracho. Localizado no município de Areia (PB), o empreendimento é referência na produção de cachaça no Nordeste. Ela irá ministrar a palestra “Turismo de Alambique”, na qual aborda como transformou a realidade da comunidade de Areia, ao integrar a cachaça ao turismo regional.

Outro palestrante será o presidente do SindBebidas de Minas Gerais e especialista em tributação de bebidas no estado, Cristiano Lamego. Ele vai discutir aspectos que impactam diretamente a gestão e a competitividade das empresas do setor, com a palestra “Tributação da cachaça e a nova reforma tributária”.

Produção

Atualmente, a Apacs reúne 27 associados que são responsáveis por 50 marcas de cachaça, sendo que 25 delas possuem o Selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A região produz cerca de cinco milhões de litros de cachaça por ano. O Sebrae Minas teve participação fundamental na construção da marca “Região de Salinas” e na conquista do selo de IG, em 2012, que garante autenticidade, protege contra falsificações e oferece mais segurança ao consumidor.

“A região de Salinas é referência na produção de cachaça artesanal. Por isso, este evento é essencial para capacitar os produtores, trazer conhecimento, inovação e mostrar como valorizar a nossa tradição, ampliando as oportunidades de mercado”, destaca o analista do Sebrae Minas Albertino Correia.

Serviço:

2º Seminário da Cachaça de Salinas
Data: 25 de setembro
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Convenções- Avenida Florípes Crispin s/n – Centro
Inscrições: pelo link

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615
[email protected]

  • alambiques
  • Cachaça de Salinas
  • Cachaça;
  • Região de Salinas
  • Salinas
  • seminário