ASN MG Atualização
Compartilhe

Cerca de 10 mil alunos participam de Seminário de Educação Empreendedora em Teófilo Otoni

Realizado pelo Sebrae Minas, evento reuniu estudantes da rede pública de ensino de 30 municípios do Vale do Mucuri
Por Samuel Martins
ASN MG Atualização
Compartilhe

Para mostrar de forma prática como o respeito às diferenças torna o ambiente escolar mais diverso e inovador, e como a educação financeira e o empreendedorismo podem andar juntos, o Sebrae Minas promoveu o ‘Seminário de Educação Empreendedora Escola do Futuro – Futuro é feito de pessoas’. O evento realizado na última terça-feira (5/8), reuniu cerca de 10 mil estudantes da rede pública de ensino, de 30 municípios do Vale do Mucuri, de forma híbrida (presencial e on-line).

A ação faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae Minas para desenvolver nos alunos competências empreendedoras como liderança, criatividade e inovação, pensamento crítico e adaptabilidade.

Leonardo Gontijo, presidente do Instituto Mano Down, junto a seu irmão Eduardo Gontijo, Dudu do Cavaco, músico e portador Síndrome de Down, abriram o seminário falando sobre ‘Adversidade e diversidade’. No palco, contaram suas histórias e experiências que criam ambientes inclusivos e conscientizaram sobre a importância de adotar práticas educacionais que facilitam o aprendizado.

A programação seguiu com o painel ‘Conexão Jovem’, com a participação do consultor do Sebrae Minas, Yuri Rodrigo; os empreendedores e blogueiros Ana Cria do Mato e Jon Rubens. Após o painel, o criador de um dos maiores perfis de educação financeira do Brasil, Eduardo Feldberg, conhecido como o ‘Primo Pobre’, falou sobre educação financeira e mostrou de forma didática como sair do ciclo do aperto. Primo Pobre ainda deu dicas práticas sobre como cortar gastos sem perder a dignidade ou abrir mão do básico.

´Primo Pobre´ foi uma das atrações do Seminário, em Teófilo Otoni. Crédito: Divulgação
´Primo Pobre´ foi uma das atrações do Seminário, em Teófilo Otoni. Crédito: Divulgação

Segundo o gerente regional do Sebrae Minas, Rogério Fernandes, a educação empreendedora é um caminho de transformação dos estudantes. “O empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento da nossa região, temos potencialidades e mentes criativas. No momento em que realizamos eventos como o seminário, estamos dando condições aos nossos adolescentes de serem protagonistas e escreverem uma história de sucesso”.

Ana Elisa Moreira, aluna do Ensino Médio na Escola Estadual Stella Matutina, em Nanuque, destacou a importância do evento para o seu relacionamento interpessoal. “Me ajudou a enxergar a forma como vou me encaixar na sociedade. Também deixou claro a importância de buscarmos informações, somente assim vamos conseguir abrir novas portas em nossas vidas”.

A realização foi do Sebrae Minas, Superintendência Regional de Ensino e Prefeitura, com o apoio do Sicoob Credivale.

Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE)

O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) é uma iniciativa que visa fortalecer a cultura empreendedora entre educadores e estudantes das redes pública e privada de todo o país. Criado em 2013, o programa visa capacitar educadores para disseminarem a metodologia e levarem conteúdos de empreendedorismo para os diferentes níveis de educação, da básica à superior, disseminando a metodologia nas salas de aula. O programa é implementado por meio de parcerias com instituições de ensino e as secretarias de educação.

Em 2024, Minas Gerais foi destaque pela atuação no programa, sendo o estado com o maior número de atendimentos a professores no país. Ao todo, foram mais de 65 mil educadores capacitados e mais de 627 mil estudantes impactados, em mais de 800 municípios do estado. Apenas nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, foram mais de 6 mil educadores capacitados, impactando 56 mil alunos. Os números revelam o forte potencial do programa, que abre novas oportunidades e perspectivas aos estudantes, preparando-os para qualquer projeto ou caminho profissional que desejem seguir.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

Samuel Martins

[email protected]

  • Escola do Futuro
  • PNEE
  • sebrae minas
  • seminário de educação empreendedora
  • teófilo otoni