ASN MG Atualização
Compartilhe

Eventos de Turismo: veja dicas de como apresentar seu produto e expandir seu negócio

Sebrae Minas lança série especial no Sebrae Play com conteúdos direcionados aos empreendedores do setor
Por Roger Dias
ASN MG Atualização
Compartilhe

Seja pela diversidade de atrativos naturais, ecoturismo, gastronomia ou cidades históricas, Minas Gerais tem o Turismo como atividade fundamental no desenvolvimento econômico e na atração de riquezas. Em 2024, o estado consolidou sua liderança no setor em todo o país, com faturamento de 7% de todo o Produto Interno Bruno (PIB) mineiro, conforme dados do Governo Estadual.

O momento é mais que oportuno para a estruturação de novos destinos turísticos com atividades em potencial para atrair visitantes de todo o país e do exterior. Nesse sentido, apresentar bem as experiências se torna fundamental para o sucesso do produto e a consolidação de destinos. Para ajudar os empreendedores a se prepararem adequadamente para mostrar seus produtos em diversos eventos de Turismo pelo país, o Sebrae Minas lançou a série Eventos de Turismo: planeje, participe e prospere, com conteúdos práticos e estratégicos que lista fundamentos do mercado turístico até técnicas avançadas para aproveitar as oportunidades de garantir melhores resultados e conexões com agências e visitantes.

Em todo o Brasil, diversos eventos de Turismo são vitrines importantes para a apresentação dos produtos e experiências mineiras: Minas Travel Market (MTM), Travel Next Minas, WTM Latin América, ABAV Expo, Brasil Travel Market (BTM), Festuris Gramado, entre outros. As feiras contam com a participação de diversas agências de viagens, operadoras, prestadoras de serviço, representantes de prefeituras e visitantes e podem ser oportunidades valiosas para o sucesso do negócio.

Nos últimos anos, diversas rotas turísticas foram desenvolvidas em todo o território mineiro para mostrar os atrativos e estimular novas possibilidades de negócios. Em uma parceria entre o Sebrae Minas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado, Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), os destinos foram qualificados para oferecer atividades e produtos com potencial para atrair visitantes de todo o país e do exterior. Até o momento já foram lançados os seguintes destinos:

•      Rota Bahia-Minas (Vale do Jequitinhonha)

•      Rota do Café do Cerrado (Alto Paranaíba)

•      Geoparque Uberaba (Triângulo Mineiro)

•      Rotas da Canastra (Sudoeste mineiro)

•      Rota do Queijo do Serro (Vale do Jequitinhonha)

•      Rota do Caparaó Mineiro (divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo)

•      Rota Vulcânica (Sul de Minas)

•      Rotas das Artes (Região Central de Minas Gerais)

O desenvolvimento das atividades está em andamento e pelo menos oito novas rotas estão programadas para serem implementadas até 2026.

“Em cada feira de turismo, Minas leva mais que um produto: leva um modo de vida, uma cultura viva, uma identidade que pulsa nos seus territórios. Preparar nossos empreendedores para esses palcos é garantir que o mundo veja, e deseje, a diversidade que temos. Quando um pequeno negócio se apresenta bem, um destino inteiro se fortalece”, reflete o secretário de secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“Minas Gerais contempla experiências capazes de atrair turistas interessados em história e arte até amantes da natureza, da gastronomia e do turismo de aventura. É fundamental que nossos empreendedores tenham consciência de apresentar bem esses atrativos nos diversos eventos de turismo do Brasil, mostrando o verdadeiro potencial de nossos destinos às agências de viagens, operadoras de turismo ou potenciais visitantes”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Confira dicas importantes para participar de eventos e expandir seu negócio de turismo:

1) Desenvolva uma apresentação clara, objetiva e eficiente sobre seu destino, negócio, produto ou destino. Ter um portfólio ou cartão de visitas é essencial para conquistar o cliente

2) Acompanhe as palestras, workshops e atividades oferecidas nas feiras e eventos para ver novas tendências e produtos e identificar oportunidades de atuação

3) Observe demais expositores para você entender o mercado, analisar as estratégias de promoção dos concorrentes e avaliar pontos fortes e fracos do seu produto

4) Faça um follow-up com seus clientes nas feiras e eventos. Envie materiais complementares para que eles possam acompanhar seu produto

5) Defina e entenda bem seu público-alvo nos eventos e estabeleça pacotes e tarifas diferenciais para clientes finais, operadoras ou agências com antecedência

6) Estabeleça metas, negociações e leads. Defina a quantidade de contatos e número de reuniões com potenciais parceiros

7) Utilize as redes sociais para mostrar seu estande, produtos, experiências e as interações com os visitantes durante eventos e feiras. E não se esqueça: deixe o recado de forma clara para o público-alvo

8) Faça um acompanhamento com seus contatos depois do evento, demonstrando seu interesse em se comunicar abertamente com os potenciais clientes.

Acesse o e-book completo pela plataforma do Sebrae Play.

Check-in Turismo

Lançado em 2021, o Check-in Turismo é uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece suporte empresarial aos pequenos negócios da cadeia do turismo no estado e promove o desenvolvimento econômico local por meio da formação de lideranças e de ações que conectam negócios e mercados. A iniciativa envolve três abordagens que ampliam a organização e a visibilidade dos destinos mineiros: Check-in Rota das Oportunidades, Check-in Negócios e Check-in Minas.

Os empreendedores terão acesso a capacitações sobre gestão, marketing, inovação, operação de negócios turísticos, além de conexões com outros empreendedores e profissionais do turismo, oportunidades de networking com o trade turístico e governanças locais.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9139 / 9276 / 9278

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

  • sebrae minas
  • Sebrae Play
  • turismo