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Diagnóstico propõe estratégias para nortear o reposicionamento de Nova Serrana no mercado

Estudo, apresentado pelo Sebrae Minas e Sindinova, aponta iniciativas que poderão ampliar a competitividade do polo calçadista nos próximos dez anos
Por Thiago Carvalho
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O Sebrae Minas e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) apresentaram, na última terça-feira (18/6), o resultado do diagnóstico realizado com 19 empresas do polo calçadista. O estudo também sugere medidas que poderão nortear o reposicionamento estratégico das marcas a médio e longo prazo.

O objetivo do diagnóstico é identificar soluções e perspectivas para consolidar Nova Serrana como um polo de referência em inovação e competitividade no setor calçadista, principalmente, em relação à concorrência com os produtos chineses. Entre as iniciativas sugeridas para apoiar o desenvolvimento do polo, nos próximos anos, estão estratégias para ampliar a conexão com os consumidores, a diferenciação dos produtos, aprimoramento do design e formação de preços mais competitivos.

“O diagnóstico propõe uma atenção maior às tendências globais, principalmente, em relação ao comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente e informado. As pessoas querem saber de onde vem e a história por trás daquele produto. Por isso, é tão importante trabalhar a identidade do polo calçadista, para que as empresas construam uma marca conectada com o mercado”, explica o consultor Carlos Tarrazón, coordenador do estudo encomendado pelo Sebrae Minas.

Outro ponto levantado foi a participação no mercado externo. Muitas empresas do polo já estão estruturadas e com um nível avançado de maturidade, e poderiam ser estimuladas para aumentar suas exportações, inclusive para outros países além da América Latina.
A partir dessas análises, o diagnóstico, realizado outubro de 2023 com os empresários do polo calçadistas, sugere atuação em três frentes de trabalho:

  • Moda rápida: desenvolvimento de produto com foco na captação de tendências internacionais, otimização da produção, desenvolvimento de semimarca, com presença digital e relacionamento com o cliente final;
    Identidade de marca: construção da marca, plano de marketing, venda on-line e execução de ações de marketing;
  • Ações transversais: inovação na economia circular, Rodada de Negócios e participação em eventos do setor.

Durante a apresentação do diagnóstico, o diretor Técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido destacou a importância de percepção sobre as mudanças do mercado para o futuro do polo calçadista. “A estratégia de reposicionamento no mercado estimula a criação de iniciativas inovadoras e, principalmente, incentiva a qualificação dos empreendedores do polo calçadista de Nova Serrana para que se tornem mais competitivos no mercado”, destaca Cabido

Além das oportunidades, o estudo ainda apresentou os principais desafios do polo calçadista de Nova Serrana, entre eles: falta de mão de obra, altos custos para a automatização de processos, aquisição de novas tecnologias e informalidade. As novas exigências do consumidor, tributação e concorrência com o mercado chinês também foram pontos de atenção avaliados pelos especialistas.

As ações serão lideradas pelo Sindinova e terão o apoio do Sebrae Minas, Fiemg, Prefeitura Municipal e Governo do Estado. Ronaldo Lacerda, presidente do Sindinova, reforça que, com o diagnóstico em mãos, o próximo passo será formar um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade das sugestões apontadas. “A partir dessas informações, vamos direcionar nossas ações e criar um projeto coletivo para ampliar nossa participação no mercado e nos tornarmos mais competitivos”, afirma Lacerda.

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Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

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