Trinta amostras de cafés da região Nordeste do estado foram classificadas para a etapa final da 2ª edição do Prêmio de Qualidade da Chapada de Minas. A iniciativa do Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM) em parceria com o Sebrae Minas tem o objetivo de destacar a qualidade do grão, valorizar o trabalho dos produtores e divulgar as características únicas do café produzido na região. Os vencedores serão anunciados no dia 9 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.
Os cafés selecionados concorrem em duas categorias: 20 amostras na “Natural’ – café recém-colhido, pode passar por um processo de lavagem, ou não, tendo sua secagem totalmente finalizada com casca e pergaminho, e 10 na categoria ‘Cereja Descascado’ – grãos lavados com a separação dos frutos verdes enquanto os frutos maduros boiam, passando então por descascador e seguindo posteriormente para a secagem.
A avaliação dos grãos é baseada em 10 critérios: fragrância/aroma, sabor, retrogosto, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, balanço, e conceito final. A prova de teste acontecerá um dia antes do anúncio dos vencedores da premiação, após a codificação, classificação dos grãos, e realização de laudos sensoriais das amostras e depósito em armazéns. Os três melhores lotes de cada categoria ganham troféus e terão a garantia de compra de, no mínimo, 03 (três) sacas de 60 kg.
“A premiação não apenas reconhece o trabalho árduo dos cafeicultores locais em produzir grãos de qualidade, mas também desempenha um papel fundamental para ampliar a visibilidade da origem e a identidade do café, inserindo a Chapada de Minas, no Vale do Jequitinhonha, entre as principais regiões produtoras de cafés especiais do estado”, afirmar o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Apoio aos cafeicultores
A Região de Chapada de Minas, localizada entre os rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha, tem solo rico em minerais, boas altitudes, clima úmido e temperaturas agradáveis, ambiente propício ao crescimento da cafeicultura de alta qualidade. Produz por ano uma média de 600 mil sacas de 60kg por ano.
O território tem cerca de 5,8 mil cafeicultores de 22 municípios: Diamantina, Felício dos Santos, Senador Modestino Gonçalve, Carbonita, Itamarandiba, José Gonçalves, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina, Veredinha, Água Boa, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Franciscópolis, Malacacheta, Caraí, Catuji, Itaipé, Novo Cruzeiro, Ladainha e Setubinha.
A realização do Prêmio Café da Chapada de Minas faz parte das iniciativas do Sebrae Minas, que há mais de dez anos, atua junto aos cafeicultores locais e promovendo ações de fortalecimento de governança, representatividade e valorização da origem produtora.
Entre as ações mais importantes estão a criação do Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM), em 2018, e o lançamento da marca coletiva Região da Chapada de Minas, em 2019, além da inauguração da sede do ICCM em Capelinha e do primeiro laboratório de provas de café da região, em 2022.
Sobre a SIC 2023
A 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) é realizada entre 8 e 10 de novembro, e vai reunir no Expominas produtores de todo o país e compradores de diversas partes do mundo, reforçando que o Brasil é mesmo o país do café.
Neste ano, são esperadas mais de 20 mil pessoas de 40 países. A SIC é realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae Minas e Governo do Estado de Minas Gerais, e ainda tem o apoio da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee.
Confira a programação completa no site do evento: www.semanainternacionaldocafe.com.br
-
Classificados para 2ª edição do Prêmio de Qualidade da Chapada de Minas:
Categoria ‘Natural’
· Ana Angélica Rocha – Fazenda Santa Catarina, Capelinha
· Ana Lúcia Rocha – Sítio São Sebastião, Capelinha
· Benito Lacerda Godinho – Fazenda Poço Dantas, Capelinha
· Cláudio Fujio, Fazenda Nakamura – José Gonçalves de Minas
· Fazenda Matilde – Capelinha
· Fazenda Primavera – Angelândia
· Gilson Pereira da Silva – Fazenda ODA, Itaipé
· Girlane Souza Santos – Fazenda Santa Rosa II, Itaipé
· José Jorley do Amaral – Fazenda Água Limpa, Minas Novas
· Mansur e Pimenta Agronegócio – Fazenda Mansur e Pimenta, Capelinha
· Marcelo Hildeu de Souza – Fazenda Setubinha, Setubinha
· Marcos Borghetti Hartmann – Fazenda Agrofelício, Felício dos Santos
· Mário Luiz Evaristo Pimenta – Fazenda Catutuá, Minas Novas
· Ricardo Pavie Ribeiro – Fazenda São Bartolomeu, Itamarandiba
· Rodrigo Criamaudo Mendes – Fazenda Sequóia, Angelândia
· Rosilei Alves de Azevedo – Sítio Santa Helena, Capelinha
· Sebastião Nilo Rodrigues – Sítio Alecrim, Malacacheta
· Sérgio Meireles Filho – Fazenda Alvorada, Aricanduva
· Suiguem Agropecuária LTDA – Fazenda Turmalina, Turmalina
· Valdeci Pacheco de Oliveira – Fazenda ODA, José Gonçalves de Minas
-
Categoria ‘Cereja Descascado’
· Fazenda Primavera – Angelândia
· Ildeu Geraldo Caldeira e Ivan Lafaiete Souza Caldeira – Fazenda Santo Antônio Agronegócio LTDA, Aricanduva
· João Carlos Fernandes – Sítio São Sebastião, Capelinha
· José Joarley do Amaral – Fazenda Água Limpa, Minas Novas
· Luís Manuel R. F. Martins da Silva – Fazenda Vista Alegre, Angelândia
· Mário Luiz Evaristo Pimenta – Fazenda Catucá, Minas Novas
· Rodrigo Crimaudo Mendes – Fazenda Sequóia, Angelândia
· Sebastião Magno Alves Cordeiro – Fazenda Capão da Estiva, Turmalina
· Sérgio Meireles Filho – Fazenda Alvorada, Aricanduva
· Suiguem Agropecuária LTDA – Fazenda Turmalina, Turmalina
-
2ª edição do Prêmio de Qualidade Chapada de Minas – Anúncio dos vendedores
Dia 9 de novembro, às 16h
Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira
Belo Horizonte/MG
Informações: semanainternacionaldocafe.com.br
-
Assessoria de Imprensa – Prefácio Comunicação
Samuel Martins – [email protected]