ASN MG
Compartilhe

Sebrae Minas apoia candidatura de Uberaba para receber título da Unesco

Assinatura da Carta de Intenções ocorre nesta quinta-feira (23/6)
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

Amanhã (23/6), será assinada a Carta de Intenções do Projeto “Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes”, que, posteriormente, será encaminhada para a UNESCO. O documento faz parte do processo de candidatura de Uberaba para sediar um Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – uma área geográfica unificada, com administração de sítios e paisagens de relevância geológica internacional com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Prefeitura, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) são outras instituições signatárias.

A Carta de Intenções será enviada à UNESCO, em Paris, pelo Ministério das Relações Exteriores. A partir da sua validação, o projeto será elevado à categoria de “aspirante”, passando a integrar a lista de territórios que buscam chancela como áreas especiais do planeta.
A expectativa é que Uberaba seja inserida, definitivamente, entre os Geoparques da UNESCO em dois anos.

O analista do Sebrae Minas Marcius Marques Mendes destaca que o Geopark Uberaba fomenta o turismo histórico e cultural. “Nosso papel é apoiar a geração de emprego e renda dos negócios relacionados ao geossítio. Em parceria com outras instituições , estamos capacitando os empresários que atuam na área para que possam melhorar a qualidade dos serviços prestados”, explica.

Sobre o Geopark Uberaba

As tratativas para criação do “Geopark Uberaba – Terra de Gigantes” foram iniciadas há 12 anos. A cidade possui três atributos que a qualificam para receber o título: é a Terra dos Dinossauros do Brasil, a Capital Mundial do Zebu e o local onde Chico Xavier se tornou líder espírita mundialmente reconhecido.

O Sebrae Minas é parceiro do projeto por meio de diversas ações. Inicialmente, realizou o mapeamento e a qualificação da produção artesanal local, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba. Foi feito um trabalho com os artesãos que resultou na criação de uma logomarca e de um selo de identidade para os produtos, que será apresentado no mês de julho. A instituição também colaborou na elaboração da “Cartilha Geopark” e na criação do planejamento estratégico das ações a médio e longo prazo.

Em setembro deste ano, o Sebrae Minas realizará uma visita técnica ao Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, localizado no Rio Grande do Norte, com representantes do projeto. O intuito é conhecer as boas práticas que levaram o local a conquistar a chancela pleiteada por Uberaba.

  • reconhecimento
  • Uberaba
  • Unesco