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Começa a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte

Até sexta-feira (10/11), mais de 20 mil pessoas devem visitar o evento, que tem como tema a valorização das origens controladas
Por Roger Dias
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Teve início, nesta quarta-feira (8/11), a 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), no Expominas, em Belo Horizonte, que neste ano, o evento vai discutir os diferenciais das regiões de origens controladas. A expectativa é que mais de 20 mil produtores rurais, compradores nacionais e internacionais, fornecedores de produtos e serviços da cafeicultura e visitantes participem do evento que termina na próxima sexta-feira (10/11).

Na abertura das atividades da SIC, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, representou o governador Romeu Zema, que está em viagem à China, ressaltou a importância da sustentabilidade para a cafeicultura e para o mercado. “O consumidor mudou seu padrão e procura por qualidade e sabores cada vez mais sofisticados. Temos hoje cafés no estado com pontuações altas e com registro de Indicações Geográficas, que agregam mais valor ao produto e o torna mais competitivo. Nosso desafio é aumentar a produtividade e implementar práticas sustentáveis do plantio à comercialização”, afirma.

Durante seu discurso, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva destacou a vocação do estado e o trabalho realizado pelo Sebrae Minas, ao longo de duas décadas, para apoiar os cafeicultores do estado. “Minas Gerais lidera a produção de café no país. Além do volume, nos diferenciamos pela variedade e qualidade dos grãos cultivados de norte a sul do estado. É por causa dessa vocação, que o Sebrae Minas tem promovido projetos e ações voltados para a valorização da identidade e origem dos territórios, capacitação dos produtores e acesso a novos mercados”, explicou.

A relevância de eventos como a SIC para promover o café produzido no Brasil também foi lembrada pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvio. “A Semana Internacional do Café cumpre mais uma vez o seu papel de conectar todos os elos da cadeia da cafeicultura e fortalecer o trabalho dos produtores. O evento é uma verdadeira vitrine para apresentar nosso potencial para o mundo”, disse.

Programação do Sebrae Minas

Nesta quinta-feira (9/11), o Sebrae Minas vai promover várias atividades durante todo o dia. Às 8h30, na palestra ‘WCA +DELAS’, realizada em parceria com o projeto Sebrae DELAS, a consultora em marketing Cláudia Leite fala sobre o desenvolvimento das habilidades de liderança e os desafios enfrentados pelas mulheres em um setor historicamente dominado por homens.

Ainda na parte da manhã, das 9h às 13h, haverá o ‘Encontro do Educampo’, que vai discutir sobre a ESG na visão do mercado financeiro e terá a participação do chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle Das Operações do Crédito Rural e do Proagro do Banco Central, Cláudio Filgueiras Pacheco Moreira. O evento é direcionado para consultores e produtores atendidos pela Educampo, plataforma de inteligência gerencial que favorece o compartilhamento de informações e a tomada de decisões dos produtores.

Já no período da tarde, das 12h às 16h30, serão promovidos os cuppings das regiões produtoras apoiadas pelo Sebrae Minas – Mantiqueira de Minas (12h), Região do Cerrado Mineiro (às 13h30), Campo das Vertentes (às 15h), Região das Matas de Minas (15h) e Café da Canastra (16h30). O cupping é uma técnica de avaliação sensorial usada por produtores, torrefadores e compradores para analisar e classificar a qualidade do café.

Haverá também o ‘Fórum da Cafeicultura Sustentável’, realizado às 14h30, que vai reunir cafeicultores da Região Vulcânica. Durante o encontro, serão abordados temas como: práticas agrícolas de preservação dos recursos naturais, redução do impacto ambiental na produção e distribuição de café e ações para melhorar a qualidade de vida das comunidades que tem o café como principal atividade para a geração de emprego e renda.

Orientação e comercialização

Durante os três dias da SIC, o Sebrae Minas estará apoiando diversos espaços que irão oferecer orientações para quem quer investir no mercado de café, informações sobre as regiões produtoras de Minas Gerais, além da exposição e comercialização de produtos mineiros.

No espaço ‘Origem Minas’ serão vendidos doces, licor, cachaça, geleias, antepastos, queijos e molhos de oito produtores do estado. Eles participam do projeto Origem Minas, criado pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sistema Faemg, para fomentar o desenvolvimento e a competitividade dos produtos da agroindústria e da gastronomia mineira. No local, também haverá a comercialização de peças decorativas, adornos e utilitários domésticos de seis artesãos mineiros.

No espaço ‘Village’, quatro empresas torrefadoras de café irão apresentar seus produtos para potenciais investidores. Já na ‘Cafeteria Modelo’, o Sebrae Minas vai oferecer um atendimento para quem deseja obter informações sobre como iniciar e administrar um negócio relacionado ao mercado de café, além de orientações sobre análise de mercado, planejamento financeiro, fornecedores e equipamentos, além de estratégias de marketing para promover seus produtos ou serviços.

A Semana Internacional do Café promovida em parceria com o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co.,Sebrae Minas e Governo do Estado de Minas Gerais, e ainda tem o apoio da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee.

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SIC 2023

De 8 a 10 de novembro

Expominas – Belo Horizonte/MG

Informações: semanainternacionaldocafe.com.br

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