ASN MG
Compartilhe

Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas discute sobre melhorias e novas tecnologias no processo de produção

Conferência irá capacitar cerca de 150 técnicos da cadeia produtiva do queijo no estado durante festival realizado em Belo Horizonte 
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

Belo Horizonte se prepara para receber a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Expominas. Além da programação voltada para o consumidor final, o evento também terá atividades voltadas para capacitar técnicos do setor produtivo do queijo artesanal sobre tendências e novidades no mercado. Um exemplo é o Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas, que acontece no dia 9 de junho, e terá palestras, mesas redondas e discussões com profissionais da área.

“O seminário tem como público direto, os técnicos das instituições que atuam junto ao produtor, como o próprio Sebrae, o Sistema Faemg Senar, Ministério da Agricultura, Secretaria de Estado da Agricultura, IMA, Emater, Epamig, entre outras. Mas, são os produtores os grandes beneficiados com essa iniciativa, já que com profissionais técnicos mais preparados é possível oferecer um melhor atendimento aos produtores com resultados mais efetivos para seus negócios”, destaca o analista do Sebrae Minas Ricardo Boscaro.

A programação do Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas contará com três painéis temáticos, cada um com duas palestras principais sobre assuntos relevantes para o setor e uma mesa de discussões entre os participantes.

A primeira palestra do seminário irá tratar sobre a concessão do Selo Arte por consórcios e municípios, que representa um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável da produção de alimentos artesanais no Brasil. “O Selo Arte é um instrumento que permite que o produto artesanal de origem artesanal, já inspecionado, seja comercializado em todo o país. Com a concessão desse selo, os produtores podem ter acesso a novos mercados, aumentando suas vendas e gerando ocupação e renda em suas comunidades,” explica a analista técnica do Sistema Faemg Senar, Paula Lobato.

No final da capacitação, haverá uma palestra sobre “Pesquisas e inovações na produção do queijo artesanal”, onde será discutida a ampliação de novas tecnologias para o setor produtivo. Será uma oportunidade para os técnicos se atualizarem sobre as soluções inovadoras que envolvem a cadeia produtiva do queijo.

Informações para a imprensa:

Press Comunicação

Mateus Rafael: (31) 97254-3731

Letícia Espíndola: (31) 99257-0878

Robson Rajão: (31) 9999-8345

-

  • expominas
  • festival
  • Queijo artesanal