Para impulsionar o desenvolvimento de competências e fortalecer o ensino e as aprendizagens empreendedoras, o Sebrae Minas promove em Diamantina, na próxima quarta-feira (9/7), a 3ª edição do Seminário de Educação Empreendedora e Inclusiva. O evento vai reunir mais de 1 mil professores da rede publica de ensino do Vale do Jequitinhonha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Sympla.
O evento será aberto com a palestra “Experiência de inclusão e empreendedorismo da Il Sordo”, com Breno Oliveira. Também haverá o painel “quando empreender é incluir: um novo olhar para a educação”, com Valdineia Araújo, diretora Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes, em Maravilha (Teófilo Otoni); Jeferson Lopes, professor da Escola Municipal de Algodoeiro (Diamantina) e Léia Perucci, consultora educacional.
À tarde, o seminário conta com a palestra “Educação Inclusiva na prática: caminhos, ferramentas e possibilidades”, com a professora e consultora pedagógica Maria Medeiros. Também está previsto o painel “Ensinar para todos: práticas pedagógicas e ferramentas para a inclusão”, com Aline Castro, diretoria de inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte; Barbara Carvalho, professora da UFVJM e Graziela Dupim, especialista de da Escola Estadual Julia Kubitscheck.
De acordo com a analista do Sebrae Minas Kele Vespermann, o evento foi pensado para sensibilizar educadores sobre as atividades empreendedoras, preparando-os para identificar oportunidades, planejar ações e empreender. “Ao promovermos o seminário, estamos levando o tema empreendedorismo no ambiente escolar e, também, valorizando a educação inclusiva junto a professores que são agentes de transformação no território”.
A 3ª edição do Seminário de Educação Empreendedora e Inclusiva é realizada pelo Sebrae Minas com o apoio da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina e Prefeitura Municipal de Diamantina.
Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE)
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) é uma iniciativa que visa fortalecer a cultura empreendedora entre educadores e estudantes das redes pública e privada de todo o país. Criado em 2013, o programa visa capacitar educadores para disseminarem a metodologia e levarem conteúdos de empreendedorismo para os diferentes níveis de educação, da básica à superior, disseminando a metodologia nas salas de aula. O programa é implementado por meio de parcerias com instituições de ensino e as secretarias de educação.
Em 2024, Minas Gerais foi destaque pela atuação no programa, sendo o estado com o maior número de atendimentos a professores no país. Ao todo, foram mais de 65 mil educadores capacitados e mais de 627 mil estudantes impactados, em mais de 800 municípios do estado. Os números revelam o forte potencial do programa, que abre novas oportunidades e perspectivas aos estudantes, preparando-os para qualquer projeto ou caminho profissional que desejem seguir.
-
Serviço
Seminário de Educação Empreendedora e Inclusiva
Data: 9 de julho (quarta-feira)
Horário: 7h às 17h
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Diamantina – Rua Coronel Caetano Mascarenhas, 16.
Inscrições: neste link
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha Mucuri
Samuel Martins (Stark)
(33) 98833-5113