ASN MG
Compartilhe

Sebrae Minas oferece 70% de subsídio no Sebraetec FIV para participantes da Superleite em Pompéu

Produtores rurais da região terão acesso à tecnologia que possibilita o melhoramento genético do rebanho por meio de técnica de fertilização in vitro
Por Aline Reis
ASN MG
Compartilhe

Produtores de leite de Pompéu vão conhecer iniciativas voltadas para o aumento da produtividade e qualidade do leite, durante o maior evento do agronegócio do Centro-Oeste mineiro: o Superleite. Promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu, com apoio do Sebrae Minas, a iniciativa será realizada nos dias 16 a 19 de julho, no Parque de Exposições da cidade. A ação tem o objetivo de capacitar produtores rurais, técnicos e empreendedores da cadeia produtiva sobre as novidades do setor.

Durante a 13º edição do Superleite, o Sebrae Minas vai apresentar soluções como o Sebraetec FIV, programa de melhoramento genético do rebanho, que utiliza a inseminação artificial para melhoria da qualidade do leite e genotipagem para beta caseína em rebanhos leiteiros. A instituição irá subsidiar 70% do valor do programa, restando apenas 30% para o participante. Os interessados deverão procurar o estande do Sebrae Minas, onde haverá atendimento aos empreendedores para apresentar a solução.

A analista do Sebrae Minas Elaine Gomes reforça a atuação da entidade em oferecer soluções gerenciais e tecnológicas adequadas e acessíveis para melhorar os resultados das pequenas propriedades rurais do município. “Por meio do Sebraetec, por exemplo, buscamos apoiar os produtores para que se tornem mais produtivos e sustentáveis. A pecuária leiteira tem sido um foco de atenção permanente do Sebrae Minas em Pompéu”, destaca.

Nesta edição, o Sebrae Minas também será homenageado pela missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, e estimular o empreendedorismo do ecossistema local.

Sebraetec FIV

A sigla FIV se refere ao processo de fertilização in vitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, o aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas – que não suportariam uma gestação natural – e o nascimento de animais com qualidade superior. O método FIV também permite que haja mais embriões de uma única doadora, possibilitando o nascimento de mais fêmeas para a pecuária de leite, padronizando o grau de sangue desejado do animal de acordo com o sistema de produção, gerando maior produtividade de leite e rebanho, além do aumento da renda do produtor rural e da valorização da atividade leiteira.

Superleite 2024

O evento tem entrada gratuita e conta com programação técnica, palestras e oficinas de capacitação, com debates sobre temáticas relevantes para o setor e que impactam o dia a dia do produtor rural. Também serão promovidos feira de negócios, torneios leiteiros, julgamento de raças, leilões, dinâmica de máquinas, além do espaço Superleite Kids. A expectativa deste ano é movimentar cerca de R$ 300 milhões em negócios e superar os 30 mil visitantes de 2023. Mais informações sobre a programação em superleitepompeu.com.br

Serviço

13ª Superleite – Sebraetec FIV
16 a 19 de setembro
Parque de exposições de Pompéu
Oportunidade Sebratec FIV: 70% de subsídio
Informações sobre a solução: sebraetec.sebraemg.com.br/produto/fertilizacao-in-vitro-fiv-rebanho

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro

Aline Reis (Stark)
Telefone (31) 99934-0658
E-mail [email protected]

  • pompeu
  • Sebraemg
  • Sebraetec FIV
  • superleite