ASN MG
Compartilhe

Sebrae Minas leva projetos de empreendedorismo regional, fruticultura e gastronomia para a 22ª Expoleste

Entidade reforça papel estratégico do empreendedorismo no desenvolvimento econômico, durante uma das maiores feiras multissetoriais do interior mineiro
Por Fernanda Pereira
ASN MG
Compartilhe

O público que comparecer à 22ª edição da Expoleste, que acontece entre os dias 20 e 24 de maio, em Governador Valadares, poderá conhecer um pouco mais sobre as iniciativas do Sebrae Minas que representam a diversidade e a força da economia regional.

No estande da entidade, empreendedores que participam do projeto Nosso Mercado – iniciativa que busca transformar o Mercado Municipal em um ambiente mais competitivo e atrativo para consumidores e turistas -, vão expor e comercializar produtos encontrados nas bancas do local, como temperos, especiarias e itens típicos da culinária regional. Em 2025, o projeto esteve entre os mais visitados da Expoleste.

A fruticultura regional também será representada por dois projetos estratégicos do Sebrae Minas: o Frutificar Marilac, que apoia produtores do município no desenvolvimento da cadeia produtiva de frutas, com foco em boas práticas agrícolas, organização associativa e acesso a mercados; e o Bananas da Montanha, de São Geraldo da Piedade, que busca fortalecer a produção de banana na região serrana do Leste Mineiro, agregando valor ao produto por meio de rastreabilidade, qualidade e posicionamento de mercado.

O público também poderá participar da Cozinha Show, com aulas conduzidas por chefs locais e convidados. As apresentações acontecerão em dois horários, ao longo dos cinco dias de evento: de 19h30 às 20h45, e de 21h às 22h30. Além do estande próprio, o Sebrae Minas apoia o espaço conjunto com o Governo de Minas e a Abrasel, que reunirá dez empresas do setor de alimentação fora do lar.

Cozinha Show realizada na Expoleste 2025

Credibilidade

Consolidada como uma das maiores feiras multissetoriais do interior de Minas Gerais, a Expoleste chega à sua 22ª edição com a meta de superar os R$ 57 milhões em negócios movimentados no ano passado. Realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV), Sicoob AC Credi e Sebrae Minas, a Feira reunirá empresas dos setores de comércio, agronegócio, serviços, indústria, construção civil, moda, beleza, saúde, educação, alimentação, automóveis e turismo.

O espaço é preparado para gerar negócios, ampliar a visibilidade das empresas e criar oportunidades de networking e parcerias. O momento é favorável ao empreendedorismo na região. Dados recentes da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) mostram que o Vale do Rio Doce liderou o crescimento proporcional na abertura de empresas no acumulado de 2026, com alta de 18,71% em relação ao mesmo período do ano anterior. No recorte de abril, o avanço foi ainda maior: 22,72%.

“Governador Valadares está se consolidando como um ambiente favorável para quem deseja empreender, investir e gerar empregos. A Expoleste é mais do que uma vitrine: é um espaço de conexão e oportunidades. O Sebrae Minas atua na região com foco nos pequenos negócios e nas parcerias com instituições que fortalecem o ecossistema empreendedor local, e a feira é uma expressão concreta desse trabalho”, afirma o gerente do Sebrae Minas na regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes.

SERVIÇO

Sebrae Minas na Expoleste 2026

20/5: Solenidade de abertura às 19h
21, 22 e 23/5: 19h à meia-noite
24/5: 18h às 23h

Local: Unicentro Univale – Avenida Doutor Raimundo Monteiro Rezende, 330, bairro Santos Dumont I

Programação Cozinha Show:

Quarta-feira (20/5): Chef Guilherme Mati (abertura, às 21h30)
Quinta-feira (21/5): Chef Ivo Gomes e Chef Pedro Damásio
Sexta-feira (22/5): Chef Monge (Abrasel) e Chef Marcelo Waldinelly
Sábado (23/5): Primeiro horário a definir; Chef Hector (Senac)
Domingo (24/5): Chef Sabrinna Carraro (19h30)

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço

Fernanda Pereira
(31) 98250-1752
[email protected]

  • 22ª edição Expoleste
  • Expoleste
  • Governador Valadares