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Sebrae Minas e Secult lançam ação com conteúdos gratuitos para impulsionar os pequenos negócios no Carnaval

“Meu negócio é Carnaval” contém orientações para negócios ligados ao turismo, economia da criatividade e alimentação fora do lar
Por Simone Guedes
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Para preparar os pequenos negócios de Minas Gerais para a data mais festiva do ano, o Sebrae Minas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lançaram nesta quinta-feira (18/1), em evento no Palácio da Liberdade, o projeto de capacitação “Meu Negócio é Carnaval”, uma série de conteúdos gratuitos do Sebrae Play, direcionados para empreendedores dos segmentos da economia da criatividade, alimentação, comércio e do turismo que aproveitam a folia para aumentar o faturamento para ganhar impulso no início do ano.

A ação de capacitação reúne mais de 50 conteúdos entre vídeo-dicas, artigos, entrevistas, áudios e e-books sobre marketing, finanças, vendas e gestão. Além disso, os empreendedores terão acesso a informações sobre formalização e as vantagens e obrigações dos microempreendedores individuais (MEI). Haverá também materiais específicos voltados para negócios ligados à gastronomia e à economia da criatividade.

“Em todo o estado, o Carnaval gera oportunidades para quase 300 mil pequenos negócios, entre eles bares, restaurantes, vendedores ambulantes, meios de hospedagens, além de empreendimentos ligados a eventos, comunicação, audiovisual, arte e cultura. Somente em Belo Horizonte, são mais de 44 mil empresas nessas atividades. Por isso, selecionamos um material direcionado com informações que vão ajudar o empreendedor a organizar melhor o seu estoque, precificar de forma correta, oferecer um atendimento personalizado e on-line aos foliões e se destacar no meio da multidão, adotando estratégias para ampliar as vendas. Para os ambulantes, também há orientações para que ele possa no futuro formalizar seu negócio e gerar nova renda para sua família”, explica o presidente da CDL/BH e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Gil Leonardi/Imprensa MG

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, a parceria entre Sebrae, Governo de Minas e CDL/BH trará muitos benefícios aos empreendedores e trabalhadores da economia da criatividade: “O setor é um dos principais geradores de emprego em Minas Gerais, responsável pela criação de 50 mil postos de trabalho no ano passado, e o Carnaval, entendido pela Secult como política pública, estimula a geração de emprego e renda em todo o estado, além de posicionar Minas como um dos principais destinos turísticos do Brasil nessa época do ano. Ao qualificar os profissionais, o ‘Meu Negócio é Carnaval’ cumpre um papel importantíssimo e fortalece negócios que fazem a roda da economia da criatividade girar em todo o estado”.

Para começar o ano literalmente com o bloco na rua e com uma renda extra, os empreendedores da folia de Belo Horizonte e do interior do estado também poderão buscar orientações e consultorias gerenciais nas Agências do Sebrae Minas e nos parceiros da Rede de Atendimento “Aqui tem Sebrae”.

Apoio aos pequenos

Além do lançamento do projeto de capacitação “Meu negócio é Carnaval”, o Sebrae Minas desenvolve diversos projetos pelo estado direcionados para pequenos negócios de setores impulsionados pelo Carnaval. Em 2023, foram mais de 170 mil atendimentos a micro e pequenas empresas do turismo, gastronomia e economia da criatividade em todo o estado. Entre as ações estão o ‘Prepara Gastronomia’, programa criado em 2020 e que já ofereceu suporte gerencial para mais de 8 mil donos e gestores de bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e outros empreendedores do segmento de alimentação fora do lar.

Outro setor que também tem recebido atenção do Sebrae Minas é a economia da criatividade. Por meio do ‘Fazer Criativo’, a instituição busca impulsionar os negócios criativos de maneira sustentável. “Estimulamos a parceria entre os setores público e privado e a sociedade civil, para que juntos promovam as artes, a criatividade, a cultura e a tecnologia. Além disso, criamos novas propostas de valor e soluções práticas para que os pequenos negócios do setor encontrem formas de ampliar seus resultados financeiros e seu crescimento no mercado”, afirma Marcelo Silva.

O Sebrae Minas também oferece apoio aos empreendimentos da cadeia produtiva associada ao turismo, com o programa ‘Check in Turismo’, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região e a geração de emprego e renda no estado. Entre as ações, está a estruturação e promoção de 16 rotas turísticas até 2026, três delas, lançadas no ano passado: Rota das Artes, do Café do Sul de Minas e do Café do Cerrado Mineiro.

“Estimulamos a parceria entre os setores público e privado e a sociedade civil, para que juntos promovam as artes, a criatividade, a cultura e a tecnologia. Além disso, criamos novas propostas de valor e soluções práticas para que os pequenos negócios do setor encontrem formas de ampliar seus resultados financeiros e seu crescimento no mercado”, afirma Marcelo Silva.

Para saber mais sobre os projetos acesse o site do Sebrae Minas ou ligue para a Central de Atendimento pelo 0800 570 0800.

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Empreendedores da folia em Belo Horizonte (pequenos negócios ativos)

  • Alimentação e bebidas: 24.538 pequenos negócios
  • Turismo: 2.612 pequenos negócios
  • Economia da criatividade: 17.316 pequenos negócios

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Empreendedores da folia em Minas Gerais (pequenos negócios ativos)

  • Alimentação e bebidas: 208.775 pequenos negócios
  • Turismo: 16.005 pequenos negócios
  • Economia da criatividade: 57.759 pequenos negócios

Fonte: Receita Federal

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SERVIÇO

Projeto de capacitação “Meu negócio é Carnaval”

Gratuito pelo Sebrae Play

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Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271 / 9276

[email protected]

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