ASN MG
Compartilhe

Sebrae Minas e Prefeitura de Almenara lançam projeto Mãos à Moda

Sebrae Minas e Prefeitura de Almenara lançam projeto Mãos à Moda Iniciativa resgata a confecção autoral do Baixo Jequitinhonha
Por Da redação
ASN MG
Compartilhe

Nesta quinta-feira (12/1), às 19h, o Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, lança o projeto Mãos à Moda. A iniciativa pretende resgatar a identidade e a confecção autoral, estimulando a formação da mão de obra de jovens da região. O evento de lançamento é aberto ao público e terá na programação atrações culturais, desfile e feira de artesanato.
Na estratégia do projeto é tornar mestres artesãs que têm o trabalho reconhecido nacional e internacionalmente multiplicadores de conhecimento por meio de diversas atividades que serão realizadas com os participantes. A qualificação para consolidar e dar visibilidade ao artesanato têxtil como bordados, tecelagem e peças em patchwork, também será um dos pilares que serão trabalhados pelo projeto.

Inicialmente, a ação contempla a cidade de Almenara, que tem 60 artesãs cadastradas, mas com perspectiva de expansão para municípios vizinhos por meio do mapeamento dos grupos produtivos do território. Com as capacitações oferecidas gratuitamente pelo Sebrae Minas será possível orientar as comunidades para qualificar suas produções de moda têxtil. O objetivo é dar autonomia e capacidade para facilitar o acesso a novos mercados, fomentar a economia local e gerar renda e inovação social por meio da cadeia produtiva da moda, incentivando o empreendedorismo na região.

O analista do Sebrae Minas Humberto Rodrigues reforça que é necessário organizar a produção e capacitar os empreendedores. “Nosso intuito é conectar toda a cadeia das artes da região, para que se torne um fator competitivo, agregando valor aos produtos e, dessa forma, contribuindo para desenvolvimento de todo o território e transformando a vida dos artesãos”, destaca. O analista ainda frisa que o Mãos à Moda deve contar com a adesão de instituições parceiras para tornar o projeto ainda mais robusto, como é o caso do Sesc, que já sinalizou interesse em apoiar a ação.

A artesã Adelicia Amorim, de 87 anos, é referência na região quando o assunto é bordado. Ela afirma que a solidariedade entre os artesãos e a troca de experiências durante o processo de produção fazem toda a diferença. “O projeto é muito importante porque quanto mais pessoas conhecerem o nosso trabalho, mais ele será valorizado”, finaliza.

-

Serviço
Projeto Mãos à Moda

Data: 12/01 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Avenida do Aeroporto – Almenara Entrada Gratuita

Mais informações: @maosamoda.vale

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Catherina Dias – (33) 9 9190-0011
[email protected]

  • bordado
  • confecção
  • moda autoral