Vinte e cinco produtores de leite e gado de Ferros, Itabira, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo, no Médio Piracicaba, participarão do Sebraetec FIV, programa de melhoramento genético do rebanho. Os participantes terão 70% do valor do programa subsidiado pelo Sebrae Minas, e irão arcar os 30% restantes.
A sigla FIV se refere ao processo de fertilização in vitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, o aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas – que não suportariam uma gestação natural – e o nascimento de animais com qualidade superior.
O método FIV também permite que haja mais embriões de uma única doadora, possibilitando o nascimento de mais fêmeas para a pecuária de leite, padronizando o grau de sangue desejado do animal de acordo com o sistema de produção, gerando maior produtividade de leite e rebanho, além do aumento da renda do produtor rural e da valorização da atividade leiteira.
De acordo com a analista do Sebrae Minas Gina Ambrósio, a iniciativa facilita o acesso à técnica de fertilização in vitro aos pequenos produtores rurais. “A expectativa é que até o final do primeiro semestre deste ano sejam realizadas cerca de 380 transferências de embriões provenientes da fertilização in vitro nos rebanhos”, complementa.
O presidente do Sindicato Rural de Itabira, Evandro Lage, destaca a importância da iniciativa para a região. “Além de promover o melhoramento genético contínuo, esta ação beneficia diretamente a economia local e os ganhos dos produtores”, afirma.
Os interessados em participar de novas edições do Sebraetec FIV podem se informar pelo (31) 99883-1302 ou procurar uma das Agências de Atendimento do Sebrae Minas espalhadas pelo estado.
Resultados
Entre 2021 e 2022, o Sebraetec FIV atendeu 33 produtores rurais na região do Médio Piracicaba, alcançando 549 prenhezes e 425 embriões contratados. Um dos participantes do programa foi o veterinário Jander Citty, que administra, junto com os irmãos Thalita e Vaner, uma propriedade rural em Santa Maria de Itabira.
A família trabalha com inseminação artificial há 15 anos, e a participação no Sebraetec FIV alavancou a qualidade do rebanho. “Inicialmente, não conhecíamos a genética do gado que iríamos receber. Após o nascimento das primeiras bezerras, em 2021, percebemos a importância do projeto, que agrega muito valor à pecuária leiteira e de corte”, ressalta o produtor. Para 2024, a meta dos irmãos é ter todas as bezerras da propriedade provenientes do método FIV. “O Sebrae será um grande parceiro nesse desafio”, finaliza.
Pecuária mineira
Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal 2020, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o quarto maior produtor bovino do país, com 22,2 milhões de cabeças de gado. Além disso, de acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), mais de 310 mil fazendas mineiras dedicam-se à pecuária de leite ou de corte no estado.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Prefácio Comunicação
Laís Carvalho – [email protected]