ASN MG Atualização
Compartilhe

Obras de artesãos mineiros premiados ganham destaque em exposição que será inaugurada nesta quinta (30/3), em BH

“Joias da Mineiridade” apresenta os trabalhos das 24 unidades produtivas do estado vencedoras da última edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato
Por Simone Guedes
ASN MG Atualização
Compartilhe

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (30/3), a exposição “Joias da Mineiridade”, que apresenta as obras dos 24 artesãos, associações e cooperativas de Minas Gerais vencedoras da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato é uma iniciativa do Sebrae e do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que identifica as melhores práticas no artesanato para transformar em referência as 100 melhores unidades produtivas do Brasil.

Em 2022, Minas Gerais teve o maior número de premiados do país. Os selecionados foram avaliados por um júri especializado, em oito critérios: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.

Os trabalhos são de artesãos e associações mineiras das cidades de: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Recreio, Ponto dos Volantes, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina.

Lucas Gil

“Essa exposição sintetiza a essência de Minas Gerais e o trabalho que o Sebrae tem realizado em parceria com os artesãos mineiros. Sem interferir na riqueza da criação desses artistas, temos capacitado e norteado essas ‘Joias da Mineiridade’ para que recebam o reconhecimento tão merecido”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A ação faz parte da programação da 6ª Semana do Artesão Mineiro, promovida pelo Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). A exposição tem entrada gratuita e ficará aberta ao público até 30 de abril, no Centro de Arte Popular, localizado na Rua Gonçalves Dias, 1608, no bairro Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

-

Conheça os 24 artesãos e associações premiados que estarão na exposição “Joias da Mineiridade”:

-

Norte de Minas

-

Pirapora e Buritizeiro

ICAD BORDADOS

O ICAD Bordados foi criado em 2004 com o objetivo de compartilhar ideias e ações voltadas para a cultura e educação. O grupo, formado por mulheres em risco social das cidades de Pirapora e Buritizeiro, produz peças bordadas à mão, como vestidos, enxovais de bebê, almofadas, toalhas de lavabo e banho.

Contato: (61) 98366-1551

Instagram/Facebook: @icadbordados, facebook.com/ICADBRASIL

Produtos premiados: vestido Dudinha, almofada Brincadeiras e toalha de lavabo.

-

Taiobeiras

JOÃO ALVES

O artesão trabalha há 40 anos com peças decorativas, utilizando como matéria-prima a argila, tendo entre suas inspirações a cultura popular. Retrata em suas esculturas a simplicidade de cenas do cotidiano e da religiosidade do Vale do Jequitinhonha.

Contato: (38) 99103-0054

Produtos premiados: Baile do Casamento, mula com a família, devota no oratório e Nossa Senhora Aparecida com manta de flores.

-

Centro-Oeste e Sudoeste

-

Divinópolis

ALEX TELES

O artesão mantém vivo um legado de mais de 50 anos do avô e do pai na arte de entalhar madeiras nobres. As peças únicas em madeira que destacam o folclore, as manifestações e os movimentos culturais e a religiosidade mineira, além de trazer uma sensação de força, equilíbrio e liberdade. São esculturas de figuras humanas que se amontoam de maneira esquemática e repetida em pirâmides, formando rodas vivas e mandalas.

Contato: (37) 99948-1313

Instagram/Facebook: @telesescultor

Produtos premiados: Engrenagem na Pirâmide Humana e Roda da Vida.

-

Centro

-

Belo Horizonte

CRISTIANA DE SOUZA

A artesã está à frente do ateliê Cor Cerâmica que cria peças únicas artesanais em alta temperatura em cerâmica.

Contato: (31) 97140-5650

Instagram/Facebook: @corceramica

Produtos premiados: prato Lua, prato Aros e xícara e pires de coração

-

JOSÉ ADOLFO VIANA DE SOUZA

O artesão José Adolfo utiliza a argila reciclada para moldar peças inspiradas na arte sacra e profana, orixás e lendas do Rio São Francisco como sereias, mães d’água e bustos femininos.

Contato: (31) 97364-8000

Instagram/Facebook: @adolfovianade

Produtos premiados: esculturas de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição e rosto de mulher

-

ROSANA PILÓ ARQUITETURA

Produz peças exclusivas, confeccionadas com materiais sustentáveis e reutilizáveis. São utilizadas técnicas de escultura e arquitetura, com proporção e estética.

Contato: (31) 99198-6988

Instagram/Facebook: @rosanapiloarquitetura

Produtos premiados: esculturas Comunidade, Vila e presépio

-

Betim

ATELIÊ MIGUEL DE SOUZA

Peças em argila inspiradas no folclore mineiro e na religiosidade. As técnicas de produção são passadas de geração para geração.

Contato: (31) 99525-3371

Instagram/Facebook: @ateliemigueldesouza

Produtos premiados: presépio Brasil Mineiro e Anjos da Terra

-

Mariana

ATELIER EDNEY DO CARMO

Filho de marceneiro e escultor, Edney faz esculturas em madeira inspiradas em obras sacras dos grandes artistas do barroco mineiro.

Contato: (31) 99995-6106

Instagram/Facebook: @ateliemigueldesouza

Produtos premiados: Assunção de Nossa Senhora, Coluna de Seis Querubins e São Jerônimo

-

Rio Doce e Vale do Aço

-

Governador Valadares

ATELIER SEBASTIÃO PIMENTA

Suas peças em cerâmica são inspiradas na arte contemporânea brasileira aliada às tendências internacionais do design e das artes do fogo. A decoração sobre o vidrado é feita com pinturas Sumi-ê, Etsuke, entre outras.

Contato (33) 99806-3474

Instagram/Facebook: @atelier.pimenta

Produtos premiados: prato gourmet, chaleira Kyusu, copo para chá e mãe com bebé

-

Jequitinhonha e Mucuri

-

Turmalina

ADRIANA XAVIER

Trabalha com barro desde os 12 anos de idade, influenciada pela herança familiar deixada pela mãe, avós e tias. Seus utilitários e peças decorativas tem o colorido das cores do próprio barro respeitando sempre o meio ambiente.

Contato: (38) 99927-4862

Instagram/Facebook: @adriana_artesa_

Produtos premiados: filtro Cacto, jogo de flor de parede e moringa Cacto

-

ALACA – ASSOCIAÇÃO DOS LAVRADORES E ARTESÃOS DE CAMPO ALEGRE

A associação cria potes, panelas, botija, pratos e bules, úteis no uso doméstico. Há ainda as famosas bonecas em cerâmica que retratam as mulheres do Vale do Jequitinhonha. O trabalho realizado pelo grupo contribui para a geração de ocupação e renda na comunidade de Campo Alegre, distrito de Turmalina, além de preservar o ofício.

Contato: (38) 99852-2920

Instagram/Facebook: @alacacampoalegre

Produtos premiados: boneca, noiva e ciranda feitos de barro

-

ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE COQUEIRO CAMPO

O grupo reúne 46 mulheres da comunidade de Campo Buriti, distrito em Turmalina, que trabalham manualmente transformando o barro em pratos, filtros, botijas, panelas, potes, vasos com flores, bonecas e outras variedades.

Contato: (33) 99821-5636

Instagram/Facebook: @artesascoqueirocampo

Produtos premiados: filtro, travessa oval e botija

-

Itaobim

ANDRÉIA ANDRADE

A ceramista começou a tomar gosto pela arte aos 12 anos de idade, inspirada pelos pais e pela avó Izabel Mendes, uma das maiores bonequeiras de cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Suas peças retratam histórias e sonhos, além de figuras humanas em cenas cotidianas e emblemáticas da região.

Contato: (33) 99121-4289

Instagram/Facebook: @andreia.andrade.arte

Produtos premiados: mulher grávida, mãe com filha sentada, mulher com livro

-

Santana do Araçuaí

AUGUSTO RIBEIRO

Desde criança acompanhava sua mãe e sua tia na lida com o barro. Ficava fascinado pelas lindas bonecas de cerâmica, fato que o motivou a fazer suas próprias miniaturas.

Contato: (33) 99916-9449

Instagram/Facebook: @augustoarte

Produtos premiados: noiva e mãe com filha

-

Jenipapo de Minas

BORDADEIRAS DO CURTUME

Grupo de mulheres do Quilombo Curtume, em Jenipapo de Minas retratam em suas peças cenas do seu cotidiano e do seu imaginário. Os produtos autorais são tingidos com corantes naturais com base em cascas e plantas nativas da região.

Contato: (33) 98765-7322 e (33) 98853-5377

Instagram/Facebook: @mulheresdojequitinhonha @tingui_org

Produtos premiados: cara de burro com cactos, floresta de cactos com tocador, e mulher e anja

-

Berilo

TECELAGEM DE ROÇA GRANDE

Com muita criatividade, as tecelãs tramam fios ganga e coloridos, criando tecidos com padrões típicos e desenhos geométricos, retratando casinhas e flores que representam a região, e transformando o algodão em roupas, colchas, almofadas, tapetes e redes.

Contato: (33) 98706-7397

Instagram/Facebook: @tecelagemderocagrande e facebook.com/apargberilo

Produtos premiados: capa de almofada, colcha de casal e caminho de mesa

-

Noroeste

-

Arinos

CENTRAL VEREDAS

Grupo que trabalha há 14 anos com o artesanato na região Urucuia Grande Sertão: fiação, tingimento, tecelagem, bordado e fibra do buriti. Trabalha com algodão orgânico certificado e extrai dos “braços” do buriti de forma sustentável, gerando emprego e renda e preservando o meio ambiente.

Contato (38) 99889-4484

Instagram/Facebook: @centralveredas

Produtos premiados: manta decorativa boho cru, terço de fibra de buriti Beija-flor e capa de almofada bordada à mão.

-

Sul de Minas

-

Muzambinho

MINAS BRASIL TECELAGEM

Há 15 anos, trabalha com a produção de trama altamente resistente, com tapetes de até 4 metros de largura, jogos americanos, caminhos de mesa, almofadas e tecidos com cores vibrantes e padrões geométricos.

Contato: (35) 99149-1819

Instagram/Facebook: @minas.tecelagem

Produtos premiados: almofada CAN, tapete Mar e kit lavabo

-

Três Corações

OSVALDO INÁCIO DE SOUZA

Natural de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, o artesão trabalha com o ofício há 30 anos. Criado em fazenda, trouxe para a arte em madeira os animais com os quais lidava na roça. Utiliza o kiri, uma madeira de origem japonesa, para esculpir bois, cavalos, vacas e carros de boi.

Contato: (35) 98826-6508

Instagram/Facebook: @osvaldoartesao

Produtos premiados: boi Gil, vaca Guzerá e cavalo Quarto de Milha

-

Piranguçu

CASAS DE MINAS

Trabalha há 32 anos com peças utilizando pequenas quantidades de argila in natura em duas linhas de esculturas: utilitários, como porta-chaves e luminárias, e decorativas, como réplicas de casas históricas e igrejas tombadas.

Contato: (35) 99747-8927

Instagram/Facebook: facebook.com/casasdeminas

Produtos premiados: casa típica de floreira, casa típica rural e casa de alpendre

-

Soledade de Minas

BRUARTE

Entre os produtos estão jogos educativos, bonecos e peças decorativas utilizando madeira certificada. Já os relógios rústicos são feitos com sobras de madeira.

Contato (35) 99165-1755

Instagram/Facebook: @bruartemg / facebook.com/bruartemg

Produtos premiados: relógio rústico de pêndulo, relógio rústico e robô cubo

-

Zona da Mata e Vertentes

-

Carangola

SIMONE OLIVEIRA

Há 20 anos no mercado, a artesã cria lustres e luminárias usando filtro de café usado e detalhes em fibras naturais de rami e crochê.

Contato: (32) 99973-7722 / (32) 3741-6448

Instagram/Facebook: @simoneoliveira.designer

Produtos premiados: pendente Apoena, pendente Azira e pendente Uaná

-

Tiradentes

ATELIÊ BORDADOS CLAREART

O grupo de 36 bordadeiras retratam flores, plantas, aves, casórios coloniais e crianças em colchas, almofadas e telas bordadas à mão. As peças são feitas à mão, em linho e algodão egípcio.

Contato: (32) 98800-4659

Instagram/Facebook: @bordadosclareart_oficial

Produtos premiados: almofada Palmeiras, almofada Colméia e tela Pé de Árvore

-

Recreio

CERÂMICA ALDEIA

Começou a produzir peças artesanais decorativas em cerâmica, em 2020, em plena pandemia. Utilizam a mão de obra local e estimula o fortalecimento das tradições e da cultura regional.

Contato: (35) 99735-6573 (35) 99961-1611

Instagram/Facebook: @ceramica.aldeia

Produtos premiados: filtro de água cerâmica Aldeia, conjunto Hora do Café e moringa Cuia

-

Serviço

Exposição “Joias da Mineiridade”

Inauguração dia 30 de março (quinta-feira), às 19h

Abertura ao público de 31 de março a 30 de abril

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

Centro de Arte Popular – Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes

Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271 / 9278

[email protected]

-

  • Artesanato
  • exposição
  • Joias da Mineiridade
  • prêmio
  • sebrae minas