Trinta e três estudantes do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), do Sebrae Minas, em Uberaba, receberam nessa terça-feira (20/12), o certificado de formação no curso Técnico em Administração. A cerimônia ocorreu na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI), e contou com a participação de professores, familiares e lideranças que participaram do projeto.
O curso teve duração de nove meses, com suporte do Sebrae Minas por meio da metodologia da Escola do Sebrae. O diretor de Operações da entidade, Marden Márcio Magalhães, esteve presente na formatura, e reforçou que o NEJ é uma das maiores referências em educação empreendedora inclusiva e inovadora do país.
“Ver a alegria e gratidão dos novos técnicos em Administração formados foi a realização de um sonho construído a várias mãos. Esse projeto é fruto da união do poder público de Uberaba, que abraçou esta causa como legado de sua gestão; de entidades como Lions, Rotary e Maçonaria, que contribuíram para tornar realidade esta iniciativa; e do próprio Sebrae Minas, que não mediu esforços para trazer à cidade uma metodologia que transforma vidas”, destacou.
Um dos formandos, Eduardo Montanheiro, 19 anos, afirmou que o curso trouxe, também, a oportunidade de ser contratado para atuar no RH de uma grande empresa do segmento de madeiras e revestimentos. “Não foi fácil concluir o curso. Mas superou minhas expectativas e, agora, tenho o comportamento empreendedor e de liderança necessário para trabalhar por conta própria, ou para trabalhar em outras empresas”, frisou.
NEJ em Uberaba
As atividades do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, em Uberaba, tiveram início em março deste ano. As aulas teóricas e práticas foram realizadas na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo, com ênfase nas áreas de tecnologia, gestão e negócios para estudantes com idade a partir de 16 anos, que concluíram o ensino médio em escola pública ou particular. Agora, os jovens que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho, vão estar disponíveis para entrevistas com RHs das empresas parceiras da FETI, do Sebrae Minas, e das instituições que contribuíram no processo de aprendizagem.
Para o analista do Sebrae Minas, responsável pelo projeto do NEJ em Uberaba, Marcius Marques Mendes, o programa estimula o potencial empreendedor dos estudantes e, ainda, o desenvolvimento econômico do território. “Gerar oportunidades a cidadãos com atitudes empreendedoras, proporcionando a inserção no mercado de trabalho e, até mesmo, criando condições para abertura de novos negócios, é um grande legado. O nosso propósito é impulsionar o empreendedorismo e transformar vidas”, finalizou.