ASN MG Atualização
Compartilhe

Mostra Comunidade destaca empreendedores da periferia de BH

Evento marca o encerramento das ações do programa Comunidade Empreendedora na capital mineira em 2025
Por Aline Reis
ASN MG Atualização
Compartilhe

Para encerrar mais um ciclo do Programa Comunidade Empreendedora, o Sebrae Minas realizou em sua sede, no dia 17 de novembro, a Mostra Comunidade. O evento reuniu 30 empreendedores de sete comunidades de Belo Horizonte em uma jornada de conexão, networking e desenvolvimento de habilidades de pitch, vendas e apresentação de negócios.

A iniciativa integra o conjunto de capacitações oferecidas pelo programa ao longo do ano e responde a uma demanda recorrente identificada nos territórios: a necessidade de os empreendedores comunicarem com clareza o valor dos seus produtos e serviços, ampliarem sua presença no mercado e gerarem novas oportunidades de venda.

Durante o evento, a analista do Sebrae Minas Delaine Cordeiro ressaltou o papel da jornada como ponto de virada para muitos participantes. Segundo ela, as etapas de capacitação prepararam os empreendedores para vivências práticas que envolveram desde a criação do pitch até estratégias de posicionamento de mercado.

“Muitos não se enxergam como empreendedores, por isso, ao longo do percurso, o grupo participou de vivências práticas para o desenvolvimento de habilidades essenciais de apresentação, vendas e comunicação estratégica. Essas experiências fortaleceram a autoconfiança e a forma como cada empreendedor se apresenta diante de diferentes públicos e oportunidades”, afirma.

Empreendedora do Taquaril transforma serviço em modelo de negócio

Tatiana Porto, moradora do Taquaril: "A consultoria de pitch de vendas me ajudou muito”
Tatiana Porto, moradora do Taquaril: “A consultoria de pitch de vendas me ajudou muito”

Tatiana presta serviços de gerenciamento de agendas médicas há dois anos, mas só na capacitação percebeu que esse trabalho poderia se tornar um negócio estruturado. “Eu não via isso como um negócio. Prestava serviços, mas não imaginava que poderia virar minha renda principal. Com as consultorias, eu percebi que posso expandir para clínicas, fisioterapeutas, dentistas e outros profissionais da saúde. Abriu um leque de horizontes pra mim, relata.

Além desse serviço, Tatiana também trabalha com vendas de multimarcas, mas agora pretende focar em um único segmento para crescer com mais estratégia. “Quero colocar toda a energia em uma coisa só. A consultoria de pitch de vendas me ajudou muito, porque apresentei o que faço e as facilitadoras me mostraram caminhos que eu nem imaginava”, destaca.

Em Belo Horizonte, o programa já chegou às comunidades como a Vila São José, Barreiro, Cabana, Taquaril, Granja de Freitas, Ventosa, Morro das Pedras e Aglomerado da Serra. “E essas ações só são possíveis graças às parcerias com diversas entidades, especialmente as locais, que apoiam diretamente no engajamento e execução das ações”, reforça Delaine Cordeiro

Desde 2023, o Projeto Itamar, localizado no Aglomerado da Serra na região Centro-Sul de Belo Horizonte, apoia o Comunidade Empreendedora. “A presença do Sebrae Minas nas comunidades é essencial para apoiar os pequenos empreendimentos, oferecendo orientações estratégicas que aceleram o desenvolvimento profissional e reduzem incertezas, sempre com foco em um caminho sustentável. Além disso, cumpre um papel fundamental ao conectar os empreendedores a especialistas que já trilharam trajetórias semelhantes. Essa troca de experiências e saberes é valiosa para todos. A atuação do Sebrae no Aglomerado da Serra tem gerado um impacto extremamente positivo na vida dos empreendedores”, destaca Fernanda Benevides, coordenadora do Projeto Itamar.

Na capital mineira, o Comunidade Empreendedora conta com os seguintes parceiros locais: Projeto Itamar (Aglomerado do Serra), Casa do Hip Hop (Taquaril), Arautos do Gueto (Morro das Pedras), PUC Minas (São Gabriel) e Casa do Empreendedor (Barreiro), além da parceria com o Instituto Localiza, iniciada em 2023.

Sobre o Programa Comunidade Empreendedora

Criado em 2023, o programa é uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O objetivo é incentivar o empreendedorismo e impulsionar a competitividade de pequenos negócios em vilas e favelas, ampliando oportunidades de trabalho e renda.

Em 2025, o programa já contabiliza em todo o estado:

  • 6.571 empreendedores mapeados em 32 territórios (9.164 desde 2024);
  • Atuação em 5 municípios: Belo Horizonte, Divinópolis, Montes Claros, Ribeirão das Neves e Betim;
  • 701 clientes atendidos com consultorias individuais;
  • 5.608 horas de soluções entregues;
  • 86,7 de NPS médio;
  • 518 formados em 32 turmas profissionalizantes da Sedese;
  • 295 empreendedores capacitados nas jornadas temáticas de gestão, marketing, finanças, comportamento e grupos setoriais de beleza e gastronomia.

Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas | Regional Centro
Aline Reis (Stark)
(31) 99934-0658
[email protected]

  • Comunidade Empreendedora