ASN MG
Compartilhe

Ingredientes locais e receitas de tradição são destaque no Festival Arte em Sabores e Tradições, em Heliodora

Evento reúne pequenos negócios apoiados pelo Sebrae Minas, por meio do Prepara Gastronomia, e valoriza sabores que fazem parte da identidade do município
Por Luciana Trindade
ASN MG
Compartilhe

campeiro e batata recheada com molho de frango estão entre os sabores ganham visibilidade em Heliodora, no Sul de Minas. De 28 a 30 de agosto, o VII Festival Arte em Sabores e Tradições reúne gastronomia, música e cultura popular em uma programação que valoriza ingredientes, receitas e saberes que fazem parte da identidade do município.

O Sebrae Minas, por meio do programa Prepara Gastronomia, apoia oito pequenos negócios que participam do festival. A instituição contratou a Consultoria do Chef, que está auxiliando os empreendedores na preparação dos pratos e na qualificação das experiências gastronômicas oferecidas ao público. A iniciativa busca valorizar o que é produzido localmente e contribuir para que os empreendedores apresentem seus produtos com ainda mais qualidade e identidade.

“O Prepara Gastronomia tem justamente o papel de olhar para o que cada negócio já tem de melhor e ajudar o empreendedor a transformar isso em uma experiência ainda mais atrativa para o cliente. Em Heliodora, encontramos uma gastronomia muito ligada à memória e aos ingredientes que fazem parte da cultura local. O festival é uma oportunidade de valorizar esses sabores e, ao mesmo tempo, ajudar os pequenos negócios a apresentarem seus produtos de uma forma cada vez mais profissional”, destaca a analista do Sebrae Minas Myrian Sousa.

Sabores de Heliodora ganham espaço no festival

Além dos pratos que abrem a programação gastronômica, o público poderá experimentar pastel cremoso de carne de panela, churros espanhol e bolo de fatia. Participam o Barzin, com batata recheada com molho de frango; M&A Hortaliças, com torresmo crocante, mandioca na manteiga e geleia de abacaxi; Comida Mineira, com costelinha com barbecue e batata rústica; Restaurante Marques, com arroz campeiro; Barraca da Jéssica, com churros espanhol; Delícias da Poli, com bolo de fatia; Ponto Paulista, com pastel cremoso de carne de panela; e Tempere Si, com degustação.
A programação do Prepara Gastronomia também terá duas aulas-show no dia 30 de agosto. Às 15h, a chef Carolina Mesquita apresenta Canjica Salgada com Ragu de Linguiça Defumada e Roti de Café. Às 17h, a chef Maria Joselia Lemes de Oliveira prepara Costelinha Suína com Molho Barbecue de Marmelada, em uma atividade que aproxima o público das técnicas de preparo e das possibilidades de uso de ingredientes regionais.

Patrimônio que também se saboreia

Com o tema “Patrimônios Culturais em Cordel”, a sétima edição do festival utiliza a linguagem popular do cordel para apresentar histórias e tradições de Heliodora. Xilogravuras, bandeirolas, tecidos estampados e cores vibrantes ajudam a criar uma ambientação que aproxima diferentes manifestações da cultura brasileira.

A proposta é valorizar aquilo que já faz parte da identidade do município, dando novas formas de contar e compartilhar essas histórias. Assim como a música, a religiosidade e o artesanato, a gastronomia também ocupa espaço nessa memória coletiva, preservada em receitas, ingredientes e modos de fazer transmitidos entre gerações.
Serviço:

Data: 28 a 30 de agosto de 2026

Cozinha Show Prepara Gastronomia

30 de agosto, domingo

15h – Canjica salgada com ragu de linguiça defumada e roti de café, com a chef Carolina Mesquita, pelo Prepara Gastronomia.

17h – Costelinha suína com molho barbecue de marmelada, com a chef Maria Joselia Lemes de Oliveira, pelo Prepara Gastronomia.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul

Luciana Trindade

[email protected]

  • festival
  • Heliodora
  • sebrae minas