ASN MG Atualização
Compartilhe

Governador Romeu Zema participa de encontro com estudantes no Sebrae Minas

Master Class reuniu cerca de 500 alunos do NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil), Escola do Sebrae e escolas licenciadas da rede pública estadual
Por Aline de Freitas
ASN MG Atualização
Compartilhe

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou na manhã desta quarta-feira (10/4), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, da Master Class, um encontro com cerca de 500 alunos que vivenciam a metodologia do NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil) e da Escola do Sebrae. O governador compartilhou com os estudantes sua experiência empreendedora à frente do Grupo Zema e também como gestor público.

A iniciativa marcou a ampliação da parceria entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Educação, e o Sebrae Minas, com o objetivo de levar a metodologia de educação empreendedora aplicada na Escola do Sebrae e no NEJ para escolas da rede pública estadual.

Em tom bem humorado, Zema contou aos alunos sobre as dificuldades no início de sua carreira como aluno e depois empresário. “Quem puder sair de casa para estudar ou trabalhar, saia. É um grande aprendizado para a vida. Saí de Araxá cedo e fui morar em um pensionato em Ribeirão Preto. Foram muitos os desafios, pois a escola em Araxá era mais fraca. Tive de estudar muito. Já estava acostumado a ver meu pai nesse ritmo de trabalho e adotei uma disciplina grande”, contou.

Amanda Kelty

“É preciso fazer muito mais do que te pedem. Se a escola exigir ler dois livros, leia três. Se ela exigir dois estágios, eu fiz três, além de fazer três especializações. Quem faz o que é pedido está dentro da média”, complementa.

Desde março, o NEJ sediado em Belo Horizonte passou a ofertar o curso Técnico em Administração pelo Projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas. A primeira turma do projeto reúne 31 estudantes no curso.

O acordo prevê que 13 escolas da rede pública estadual recebam a metodologia do NEJ em março. Cerca de 460 estudantes do Ensino Médio de Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano serão beneficiados pela iniciativa ao longo deste ano. Todos os professores da rede pública alcançada pela iniciativa estão sendo capacitados para adoção da metodologia do NEJ.

Amanda Ketly

O diretor Técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, comemora o acordo entre a instituição e o Governo do Estado para expandir a educação empreendedora. “O Sebrae tem como uma das vertentes a Educação Empreendedora, por meio da Escola do Sebrae e do NEJ, e hoje celebramos essa parceria com o estado. O empreendedorismo e a educação só funciona quando temos recorrência. Temos que preparar os alunos nos primeiros anos para formar uma massa capaz de fazer diferente. Esperamos expandir ao máximo possível junto com a rede estadual, parceiros privados esse ensino técnico e profissionalizante do Sebrae Minas”, enfatiza.

Formação empreendedora

Desde sua fundação, em 2010, o NEJ já capacitou mais de 3 mil estudantes e egressos de escolas públicas. “O projeto estimula o desenvolvimento de habilidades em gestão, além de características empreendedoras como autonomia, proatividade, pensamento crítico, criatividade e responsabilidade sócioambiental”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O NEJ é o projeto social da Escola do Sebrae e utiliza a mesma metodologia adotada nesta instituição que é pioneira e referência nacional no ensino da educação empreendedora. A Escola do Sebrae oferece o Ensino Médio concomitante ao Curso Técnico em Administração ou Marketing. Em 30 anos de história, já formou mais de 12 mil estudantes.

Além da unidade na capital mineira, o NEJ tem unidades em Araxá, Ibirité, Itabira, Itabirito, Conceição do Mato Dentro, Patos de Minas, Uberaba, Nova Lima, Ouro Preto, Brumadinho, Contagem, Mateus Leme, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves, e também em Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Toledo (PR).

Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo de Minas que tem o objetivo de oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, com a perspectiva de empregabilidade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, em todo estado.

-

Escolas do Estado que estão ofertando a metodologia do NEJ

-

Belo Horizonte: EE Paulo das Graças da Silva, EE Pedro França, EE Walt Disney, EE Zilda Arns Neumann e EE Cecília Meireles

Contagem: EE Deputado Renato Azeredo e EE Helena Guerra

Mateus Leme: EE Domingos Justino Ribeiro

Sarzedo: EE Professor Ernesto Carneiro Santiago

Ribeirão das Neves: EE Antônio Rigueira da Fonseca e EE Manoel Martins de Melo

Santa Luzia: EE Geraldo Teixeira da Costa

Vespasiano: EE Machado de Assis

-

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Aline de Freitas

[email protected]

(31) 3379-9271/9275/9276

(31) 99887-2010 (Whatsapp)

mg.agenciasebrae.com.br

-

  • educação empreendedora
  • Escola do Sebrae
  • nej
  • sebrae minas
  • Zema