ASN MG Atualização
Compartilhe

Gastronomia, cultura e valorização da tradição local durante o Festival do Marmelo, em Delfim Moreira

Sebrae Minas é um dos realizadores do evento que é gratuito, e busca fortalecer pequenos negócios, preservar a cultura e impulsionar o turismo gastronômico no Sul do estado
Por Luciana Trindade
ASN MG Atualização
Compartilhe

Delfim Moreira, no Sul de Minas, recebe mais uma edição do Festival do Marmelo, entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, período que marca a colheita do fruto símbolo do município. O evento, gratuito e aberto ao público, irá ocorrer nas praças Getúlio Vargas e Sebastião Rodrigues Ferreira.

O Sebrae Minas é um dos realizadores do festival, por meio do Prepara Gastronomia, programa que oferece capacitações e consultorias especializadas para fortalecer micro e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar, em parceria com a Prefeitura.

Com foco na valorização da culinária regional, no fortalecimento dos pequenos negócios e no estímulo ao turismo gastronômico, o festival contará com uma programação diversificada. Um dos destaques é a Cozinha Show, que acontece, diariamente, com receitas preparadas ao vivo por empreendedores do setor de alimentação fora do lar atendidos pelo Prepara Gastronomia.

Entre os pratos apresentados estão: “Majestade Fucsia”, com Sílvia Izidio; Cheesecake de queijo de cabra com calda de marmelada, por Clara Olívia; “Marmesopa”, com Regivani Andrade; Risoto Dulce de Marmelo, preparado pelo chef Highlander Castro; e “Costelinha do Mirante”, com Josélia Lemes, evidenciando a criatividade e a identidade gastronômica local.

Sopa de Marmelo

A programação também valoriza saberes tradicionais do município. A sopa de marmelo, reconhecida como Patrimônio Imaterial de Delfim Moreira, será preparada por Águida Marcondes, uma das precursoras da receita que preserva uma tradição marcada por história, afeto e sabores transmitidos entre gerações.

Durante todos os dias do evento, também haverá degustação de sopa de marmelo e marmelada artesanal, e distribuição gratuita de mudas de marmelo, incentivando o cultivo do fruto e a preservação da cultura local. Atividades culturais também integram a programação, ampliando a experiência de moradores e visitantes.

Para a analista do Sebrae Minas, Andresa Paes, o festival cumpre um papel estratégico no desenvolvimento do município. “O Festival do Marmelo mantém viva a tradição e a cultura de Delfim Moreira, ao mesmo tempo em que gera oportunidades para os pequenos negócios locais. Ao conectar capacitação, identidade territorial e gastronomia, fortalecemos o empreendedorismo e contribuímos para um desenvolvimento mais sustentável”, afirma.

Programação

Prepara Gastronomia – Cozinha Show

30/1
19h: Sopa de Marmelo, com Águida Marcondes

31/1
13h: “Majestade Fucsia”, com Sílvia Izidio
15h: Cheesecake de queijo de cabra com calda de marmelada, com Clara Olívia;
19h: “Marmesopa”, com Regivani Andrade;

1º/2
13h30: Risoto Dulce de Marmelo, com o chef Highlander Castro;
15h: “Costelinha do Mirante”, com Josélia Lemes

Serviço

Festival do Marmelo
Data: 30 de janeiro a 1º de fevereiro
Local: Praças Getúlio Vargas e Sebastião Rodrigues Ferreira
Programação completa: neste link

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul
Luciana Trindade
[email protected]

  • delfim moreira
  • Festival do Marmelo
  • marmelo
  • Prepara Gastronomia