Em parceria com a Cody Academy, escola juiz-forana de programação gamificada, o Sebrae Minas realiza, no dia 21 de outubro, uma oficina sobre Inteligência Artificial (IA) com 30 estudantes do ensino médio, da Escola Estadual José Freire, situada no bairro Industrial. Na capacitação, os alunos vão aprender sobre o bom uso da IA, e como se tornar desenvolvedor de tecnologia.
De acordo com o CEO e fundador da Codi Academy, Yuri Medeiros da Silva Santos, os estudantes poderão criar seus próprios modelos de IA com base nos conhecimentos assimilados no curso. “Eles vão aprender sobre fundamentos de programação em Python, otimização da comunicação com Inteligência Artificial, e fundamentos de API – regras e definições que permitem diferentes softwares se comunicarem entre si. Nosso objetivo é mostrar que a tecnologia é uma ferramenta que, além de ser usada no dia a dia, pode ser aprimorada”, sublinha.
A analista do Sebrae Minas Daniela Ferreira destaca que a IA não é apenas uma tendência tecnológica, mas uma ferramenta que está moldando o futuro do trabalho e da sociedade. “Ao capacitarmos os jovens, despertamos neles o interesse por uma área em crescente expansão, e contribuímos para o desenvolvimento de pensamento crítico, resolução de problemas e inovação. Explorar o potencial da IA e entender como ela pode ser aplicada em diferentes contextos, abre portas para futuras oportunidades no mercado de trabalho e no empreendedorismo”, explica.
Parceria para o aprendizado
A Escola Estadual José Freire é atendida pelo Programa ALI – Agentes Locais de Inovação na modalidade Educação Empreendedora. A iniciativa do Sebrae é voltada para escolas públicas que desejam estimular o processo de inovação e incorporar novas práticas pedagógicas e de gestão. O programa visa fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação, além de contribuir para o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais.
Integrante do Programa Sebrae para Startups, a Cody Academy está situada no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto para startups é uma parceria entre Sebrae Minas e Critt, para capacitar startups e empresas de base tecnológica incubadas no Critt, de forma que elas se consolidem no mercado de forma eficiente e rentável.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo (Stark)
(32) 99925-9134