ASN MG Atualização
Compartilhe

Empresária de Ouro Branco fortalece gestão comercial e atendimento com apoio do Programa ALI Produtividade

Iniciativa do Sebrae Minas oferece acompanhamento gratuito e personalizado para empreendedores inovarem e conquistarem melhores resultados; inscrições abertas até 14 de agosto
Por Aline Reis
ASN MG Atualização
Compartilhe

A empresária Ana Flávia Pinto Lobato, da Lumine Odontologia e Estética, em Ouro Branco, encontrou no Programa ALI Produtividade uma oportunidade para aprimorar a gestão da clínica e fortalecer o relacionamento com os clientes. A Lumine é uma clínica especializada em odontologia e estética facial e corporal, formada por uma equipe multidisciplinar composta por dentistas e biomédica. Atualmente, a empresa conta com três colaboradoras que atuam nas áreas de recepção, atendimento comercial e apoio clínico.

De acordo com Ana Flávia, o acompanhamento do programa proporcionou melhorias na organização do setor comercial, com a estruturação de processos e o aperfeiçoamento da gestão dos leads, tornando o atendimento mais eficiente e ampliando as oportunidades de conversão. “Percemos um resultado importante no fortalecimento da gestão de pessoas. A adoção de incentivos voltados à equipe contribuiu para aumentar a satisfação das colaboradoras e estimular um atendimento ainda mais qualificado aos pacientes”, destaca a empresária.

Inscrições abertas em Mariana e Ouro Preto

Micro e pequenas empresas de Mariana e Ouro Preto podem participar do novo ciclo do Programa ALI Produtividade, realizado no segundo semestre de 2026. A iniciativa busca aumentar a produtividade e o faturamento dos pequenos negócios por meio da inovação em produtos, serviços e processos. Ao todo, são oferecidas 25 vagas para os dois municípios. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nas agências de atendimento do Sebrae Minas ou por meio de formulário on-line, até 14 de agosto.

O programa oferece um diagnóstico gratuito e personalizado para identificar gargalos, oportunidades de melhoria e caminhos para aumentar a eficiência do negócio. Durante aproximadamente seis meses, o empresário recebe o acompanhamento de um Agente Local de Inovação (ALI), que auxilia na implementação prática das soluções dentro da empresa.

Podem participar microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) dos setores de comércio, serviços e indústria, com pelo menos 12 meses de operação.

Como funciona o programa

Ao longo da jornada, as empresas passam por oito etapas que incluem diagnóstico, planejamento, definição de prioridades, aplicação de ferramentas práticas, monitoramento de indicadores e avaliação dos resultados.

Em Minas Gerais, o ALI Produtividade atendeu cerca de 6 mil pequenos negócios em 2025. No último ciclo avaliado, as empresas participantes registraram crescimento médio de 11,8% no faturamento e 31% na produtividade, comprovando a eficácia da metodologia.

“Os ganhos de produtividade começam com pequenas mudanças na gestão e na forma como a empresa conduz seus processos. O ALI Produtividade ajuda o empreendedor a identificar oportunidades de melhoria e implementar soluções práticas que tornam o negócio mais organizado, eficiente e competitivo. Com esse acompanhamento, as empresas conseguem melhorar seus resultados e se preparar para crescer de forma sustentável”, destaca o analista do Sebrae Minas Luis Paulo Nascimento.

-

Benefícios do ALI Produtividade

Aumento da produtividade;

Redução de custos;

Mais inovação para o negócio;

Aumento do faturamento;

Digitalização e aperfeiçoamento da gestão;

Transformação digital na prática.

-

Serviço

ALI Produtividade – Mariana e Ouro Preto

Vagas: 25 para os dois municípios.

Informações: Agência do Sebrae Minas em Conselheiro Lafaiete – Rua Dudu Nascimento, 405, Centro.

Inscrições: gratuitas, até 14 de agosto, por formulário on-line ou na agência do Sebrae Minas.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro

Aline Reis (Stark)

Telefone: (31) 99934-0658

E-mail: [email protected]

  • ALI
  • Ouro Branco
  • sebrae minas