ASN MG Atualização
Compartilhe

Empreendedora de Governador Valadares transforma sonho americano em restaurante com jeito de casa de mãe

Inspirada pelas receitas da avó e pela vivência de 14 anos nos Estados Unidos, Romilda Lopes criou um espaço que une cozinha afetiva e experiência acolhedora
Por Fernanda Pereira
ASN MG Atualização
Compartilhe

Ambiente aconchegante, mobília cuidadosamente escolhida, e uma cozinha aberta na qual o alho é socado no pilão. Cada detalhe do restaurante “Coisa de Mãe” foi pensado para que o cliente se sinta exatamente onde o nome sugere. Criada no meio rural, em Minas Gerais, Romilda Lopes, proprietária do estabelecimento, aprendeu desde cedo a cozinhar com a avó ingredientes vindos direto da horta, sem processados ou temperos industrializados. Essa memória afetiva se tornou o DNA do “Coisa de Mãe”, que tem um cardápio pensado para que qualquer pessoa possa se alimentar com segurança, sabor e saúde.

A trajetória de Romilda até a inauguração do restaurante passa pelos Estados Unidos, país para o qual se mudou após ficar desempregada, em 2012. Lá, começou lavando louça num estabelecimento brasileiro e, em menos de três meses, já era cozinheira. Mas o sonho de voltar ao país e empreender nunca foi esquecido. Em 2023, ela retornou definitivamente ao Brasil, trazendo a filha mais nova e as economias acumuladas ao longo de mais de uma década de trabalho, que chegavam a cerca de R$ 400 mil.

Para estruturar o negócio de forma sustentável, Romilda buscou a ajuda do Sebrae Minas em Governador Valadares. “Sei cozinhar, mas não era uma empresária. Precisava aprender a gerir”, explica. Com o suporte das consultorias, ela começou estudando o melhor ponto para o empreendimento. “Passei quatro meses observando o movimento de carros e da vizinhança em frente ao local onde, hoje, funciona o restaurante”, conta.

Da ideia ao empreendimento

Ao avaliar o projeto para o restaurante, Romilda percebeu que viabilizá-lo com a qualidade e a estrutura que idealizava exigiria um investimento maior do que possuía. Foi então que aderiu ao programa Cooperação sem Fronteiras, desenvolvido por meio da parceria entre o Sebrae Minas e o Sicoob Crediriodoce, com o apoio da Sala Mineira do Empreendedor, do Instituto Diáspora Brasil e da Prefeitura de Governador Valadares.

O resultado está em cada canto do espaço climatizado, inaugurado há pouco mais de um ano, no bairro Lagoa Santa. O projeto arquitetônico totalmente pensado por Romilda, traz estrutura de casa. Capelas sutis remetem à fé da proprietária, sem excluir outras crenças, mobília pensada no conforto e uma cozinha que permite acompanhar o que está sendo preparado. “Tudo pensado para que o cliente sinta que estávamos esperando por ele”, explica.

no primeiro mês em funcionamento, os resultados alcançaram o dobro da meta projetada. A clientela fixa é tratada pelo nome, e o restaurante virou ponto de encontro de famílias e amigos. “Sabemos a preferência do cliente. Ele quer bater papo, tomar um café no balcão e se sente parte do nosso negócio. Pessoas que têm condições de ir a qualquer restaurante me escolhem. Isso mostra que posso ser simples e chegar onde quero”, diz.

Gestão e suporte

Além do Programa Cooperação Sem Fronteiras, que propiciou o crédito e o suporte técnico para viabilizar o empreendimento, Romilda participa dos programas Sebrae Delas e ALI Produtividade, que oferecem consultorias e capacitações. “O Sebrae e o Sicoob Crediriodoce me ajudaram a modelar o negócio do jeito que eu queria, transformando uma paixão em empreendimento viável”, celebra.

Com oito funcionários fixos e agenda de eventos em crescimento, o “Coisa de Mãe” não para de surpreender. Em breve, a marca vai ganhar uma linha de louças exclusivas, com peças personalizadas e talheres desenhados especialmente para crianças, “para que as mães se sintam ainda mais acolhidas”, diz.

Conheça mais sobre o “Coisa de Mãe”: @restaurantecoisademae

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço

Fernanda Pereira
[email protected]

  • cozinha afetiva
  • Governador Valadares
  • restaurante Coisa de Mãe