ASN MG Atualização
Compartilhe

Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado de Patrocínio abre oportunidades para bares e restaurantes da cidade

Com apoio do Sebrae Minas, evento valoriza e fortalece os pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Começa, nesta sexta-feira (22/7), a 6ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado de Patrocínio que, neste ano, tem o Sebrae Minas como um dos realizadores. Além de valorizar a cultura local, o evento é uma oportunidade para donos de bares e restaurantes da cidade impulsionarem seus negócios. No Espaço Cultural de Patrocínio, onde o festival ocorre até domingo (24/7), 18 estabelecimentos participantes do Núcleo do Programa Empreender, projeto promovido pela Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (ACIP/CDL) em parceria com o Sebrae Minas, terão espaço para apresentar e comercializar seus pratos.

Nos últimos sete anos, a parceria entre as duas instituições propicia a realização de atividades para fomentar a gastronomia local, a sustentabilidade dos empreendimentos e o desenvolvimento econômico do município. “Após a realização do festival, a proposta é promover uma série de capacitações e consultorias especializadas aos pequenos negócios ligados à alimentação fora do lar por meio do Programa Prepara Gastronomia”, afirma o analista do Sebrae Minas Renato Silva.

Silva também reforça que o festival contribui para fortalecer os empreendimentos do setor gastronômico na medida em que exige dos empresários uma gestão mais profissional e estimula a criatividade e o empenho na produção e apresentação dos pratos.

Programa Prepara Gastronomia

O Prepara Gastronomia é uma estratégia do Sebrae Minas para alavancar pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar, um dos mais impactados pela pandemia. A ação tem o objetivo de orientar donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, para melhorar a gestão dos seus negócios, reduzir custos de produção e os tornar mais competitivos. Em Patrocínio, o programa vai dar suporte aos empresários de bares e restaurantes, especialmente, com noções de gestão financeira.

Estande Sebrae

Durante o Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado de Patrocínio, o Sebrae Minas terá um espaço para atendimento ao público e repasse de informações sobre serviços e soluções oferecidas para pequenos negócios . O ambiente terá também degustação de cafés especiais preparados por baristas do Café do Cerrado Mineiro, uma ação para comemorar os 50 anos da cafeicultura na região, além de exposição e comercialização de produtos do agronegócio e da gastronomia do Projeto Origem Minas, entre eles: queijos, cachaças, geleias e doces, que podem ser degustados e adquiridos pelo público. O objetivo é apresentar as marcas e ampliar mercados para agroindústrias e pequenos produtores rurais de diversas regiões do estado.

O 6º Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado de Patrocínio é organizado pela ACIP/CDL, Sebrae Minas e Sindcomércio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apresentado pela Cemig. Os patrocinadores masters são Amstel e Cafebras e os demais patrocinadores são Bebidas Marra, Gráfica A3, Madsul, Min Iluminação, Onnet, Prol Tendas, R1 Som, Sattva, Sicoob Coopacredi, Unimed e Visuarte. O evento tem apoio cultural e educacional do Sesc, Senac e Prefeitura de Patrocínio.

A programação completa está disponível no site da ACIP, no Instagram e no Facebook do evento.

-

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Henrique Ulhoa – (31) 99445-2460 | (38) 99100-8640

[email protected]

  • Alimentação
  • Alimentação fora do lar
  • bares e restaurantes
  • Capacitações
  • festival gastronômico
  • Prepara Gastronomia