O empresário Marcos Daniel, dono da Brilho do Sol, poderia ter escrito sua história no futebol profissional. Jogou pelo Patrocinense, chegando a enfrentar craques como Ronaldo Fenômeno no início da carreira nos anos 1990. Mas abriu mão do esporte para viver em Uberlândia com a esposa, Simone Marques. Ao lado dela, que, desde jovem se dedicava à costura de biquínis, Marcos iniciou a jornada que transformaria a pequena produção caseira em uma empresa de moda praia que conquista clientes dentro e fora do Brasil.

O início foi simples e desafiador. Simone aprendeu a costurar com a tia, reaproveitando tecidos e trabalhando em um quarto de 9m², na casa do pai. A “Brilho do Sol” nasceu em 1994, somente com ela. Três anos depois, Marcos deixou o futebol para se juntar definitivamente ao sonho da esposa. “Ela desmanchava biquínis comprados para reaprender cada detalhe da costura. Foi assim que se aperfeiçoou. Eu via paixão nos olhos dela, e isso se tornou o nosso sonho”, lembra.


Na transição entre os gramados e o novo caminho, Marcos trabalhou, por 18 meses, em um grande atacadista de Uberlândia. A rotina era intensa. “Trabalhava à noite e, durante o dia, ajudava na Brilho do Sol. Muitas vezes saía do turno, de madrugada, e logo cedo já estava na estrada com a Simone. Vendíamos em cidades da região, como Araxá e Uberaba. Nosso estoque cabia dentro do carro, eram de 100 a 150 peças”, conta.
Da casa do sogro à indústria própria
O emprego no atacadista garantiu estabilidade, principalmente, até a compra da primeira máquina industrial da empresa. No entanto, Marcos percebeu que o esforço dedicado à pequena produção familiar poderia render mais do que o salário fixo. Foi então que decidiu mergulhar de vez no negócio, ajudando Simone a ampliar a produção e conquistar novos mercados.
O esforço e a resiliência renderam frutos. A pequena empresa cresceu, ocupando cada vez mais espaço na casa do sogro de Marcos. “Entre 1994 até 2002 ficamos na casa dele. Começamos com um cômodo, depois dois, três…até ocupar metade da casa. Foi quando conseguimos comprar nosso terreno e construir a sede própria”, relembra.
De um cômodo de 9m², hoje, a Brilho do Sol tem 800 m², em duas unidades: uma indústria com showroom de atacado e, mais recentemente, uma loja física inaugurada no fim do ano passado, com e-commerce e área administrativa.
Mais um gol de placa
A expansão foi acompanhada por inovação. A família decidiu criar uma linha fitness que, hoje, está sob responsabilidade dos três filhos. Danielle, Guilherme e Amanda assumiram o processo completo: compram, produzem, vendem e gerenciam um perfil próprio nas redes sociais. Embora façam parte do mesmo negócio, os filhos têm autonomia para tomar decisões relacionadas a esta linha.
Para Marcos, esse é um dos maiores orgulhos da trajetória. “A paixão da Simone por biquínis me contagiou, e refletiu também nos nossos filhos, e até nas nossas quatro netinhas. Conseguimos transmitir esse legado adiante. Um brilho que move toda a família”, comenta.
Apoio para crescer
Durante a trajetória, o empreendedor percebeu a necessidade de se capacitar melhor para auxiliar no crescimento da empresa. Para isso, recorreu aos cursos, consultorias e missões técnicas promovidos pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu) e a Fiemg. “O primeiro programa que fizemos foi o Brasil Empreendedor, em 2000. Depois, o Empretec e o Integra Moda. O Sebrae tem grandes ferramentas para apoiar quem sonha em ter o próprio negócio. Muitas coisas se tornaram mais fáceis a partir desse apoio”, afirma.

Hoje, a Brilho do Sol produz entre 4 e 5 mil peças por mês, nas linhas de moda praia e fitness. Os clientes são de diversas regiões do Brasil e no exterior, com vendas pelo e-commerce para países como Portugal, Itália, Moçambique e Estados Unidos. “Nem nos nossos maiores sonhos imaginávamos chegar onde estamos. Quando olho para trás e vejo cada desafio que superamos, sinto orgulho do que construímos com trabalho, fé e união da nossa família. É emocionante perceber que tudo isso nasceu de um quarto pequeno e, hoje, alcança o mundo”, reflete Marcos.
Conheça o negócio de Marcos Daniel por meio de sua página no Instagram: @brilhodosol
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
