Pelas mãos da empreendedora Nayara Silva, tomates que seriam descartados são transformados em uma iguaria valorizada, e que conquistou até chefs de restaurantes da capital mineira. Com uma produção média de 200 quilos, mensalmente, o “Tomate Seco da Nay” carrega um sabor autêntico e sustentável, feito a partir de frutos que não atingem os critérios do padrão ‘tomate de mesa’.
Moradora de Carmópolis de Minas, distante 122 km de Belo Horizonte, ela aproveita o fato de o município ser o maior produtor do fruto no estado, com uma produção anual de, aproximadamente, 20 mil toneladas. No entanto, a história dela com o fruto teve início quando ela ainda era criança.
“Ajudava meus pais na lavoura quando ainda morávamos em Maravilhas, mas quando mudamos para Carmópolis, comecei a ficar incomodada com o grande desperdício. Era muito tomate bom indo para o lixo”, lembra.
Anos depois, já casada, ela e o ex-marido investiram no plantio de tomate. A plantação era numa pequena estufa, ao lado de casa, e eles eram os únicos a plantar o fruto do tipo “grape”, na cidade. O negócio tinha potencial para evoluir, no entanto, o divórcio deles levou Nayara a ter de reiniciar os planos. Nesta época, entre 2022 e 2023, ela contou com o apoio de uma grande amiga, a designer Mônica Fonseca, responsável pela história de Nayara com o tomate seco.
Parceiros estratégicos
Diante da dúvida da agro empreendedora quanto à aceitação do tomate no mercado, a amiga a levou para conhecer mercados, em Belo Horizonte, que vendiam o produto. “O incentivo dela me fez enxergar diversas possibilidades. A Mônica sabia produzir tomate seco, mas não tinha tempo para se dedicar à esta atividade, então, ela me deu o caminho do que viria a ser minha empresa”, conta.
Em paralelo à ideia da produção de tomate seco, Nayara entrou em uma sociedade para produção de tomate e foi de onde retirou o dinheiro obtido em uma das colheitas para investir no início do negócio. “Ao fazer um curso de desidratação artesanal, percebi que não seria necessário plantar o tomate e, sim, buscar parceria com grandes produtores da cidade, que descartavam alto volume de tomate que ainda tinha qualidade. E isso diminuiria consideravelmente o desperdício”, explica.
A agroindústria do município se tornou a grande fornecedora do fruto para a empreendedora. Entre os parceiros, está a empresária Amanda Silva, dona da Seleta Hortifruti, uma das principais produtoras de tomate de Minas Gerais. “Dependendo do clima, o descarte do fruto aumenta muito. Na época das águas, por exemplo, esse desperdício pode chegar a 10% de tudo o que produzimos”, conta. O volume descartado colabora com a demanda de Nayara, pois para produzir 200 quilos de tomate seco, são necessárias duas toneladas do fruto in natura.
Profissionalização e clientela qualificada
As primeiras vendas do “Tomate Seco da Nay” foram para amigos, mas diante da ampla aprovação, ela percebeu a necessidade de profissionalizar a gestão do negócio. “Busquei apoio no Sebrae Minas, pois precisava de uma consultoria de gestão financeira. A partir de então, recebi um diagnóstico preciso da situação do meu negócio, além de projeções de mercado a médio e longo prazos. Agora, meu foco é no Sebraetec, para melhorar ainda mais o produto e as ações de marketing”, afirma.
Hoje, a empreendedora conta com duas funcionárias, no entanto, mesmo com a estrutura modesta, ela explica que é possível aumentar a produção conforme a demanda. “Se dobrar o pedido, eu tenho fornecedores para conseguir dobrar o volume produzido. Além de cuidado com o produto, que é livre de conservantes, e feito em um processo de desidratação controlada no forno, tenho muito amor pelo o que faço, isso também faz parte da receita”, frisa.
Esta qualidade é reconhecida por chefs de cozinha renomados de Belo Horizonte, como André Corrêa, que utilizou o produto no preparo de um pão de queijo recheado. “Esta pãodequeijaria investe na criação de novas experiências gastronômicas, e o tomate seco da Nay fez um sucesso extremo, passando a fazer parte do cardápio”, diz.
Conheça o negócio de Nayara Silva. Visite a página ‘Tomates Seco da Nay’, no Instagram: @tomateseco_danay
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Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Thiago Carvalho