A ABUP Decor Show, uma das mais importantes feiras de negócios do setor de decoração, utilidades domésticas, mesa posta, presentes e design autoral do país, será realizada de 12 a 15 de agosto de 2025, em São Paulo (SP). O Sebrae Minas marca presença com um estande dedicado à promoção do artesanato mineiro, por meio do projeto Origem Minas, que visa levar a “mineiridade” ao evento por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos.
Cinco associações artesanais estarão representadas no estande, as quais realizarão lançamentos exclusivos de coleções que evidenciam o potencial criativo e a riqueza cultural de diferentes regiões do estado. São peças autorais em cerâmica, bordado e tecelagem que foram desenvolvidas com base em saberes tradicionais e aprimoradas com consultorias do Sebrae Minas em design, gestão e inovação.
“O artesanato mineiro carrega história, identidade e beleza em cada peça. Participar da ABUP Decor Show é uma oportunidade de conectar essas produções ao mercado nacional e internacional, gerar renda para as comunidades e posicionar o nosso fazer manual como protagonista no design brasileiro. Além disso, será uma vivência estratégica, pois permitirá ao artesão observar tendências e ampliar o relacionamento com lojistas e compradores”, destaca a analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães.
Participam do estande a Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo, Associação dos Artesãos de Cachoeira do Fanado, Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, e Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí, todas do Vale do Jequitinhonha; e a Central Veredas, da região noroeste, com coleção inédita de tecelagem criada dentro do Projeto Urucuia Grande Sertão Veredas.
Coleção “Água e Terra” valoriza o sertão mineiro
A Central Veredas, coletivo de mulheres artesãs de Arinos, município do noroeste mineiro, apresentará na ABUP Decor Show a coleção “Água e Terra”, uma linha autoral de peças têxteis que traduzem, em cor, forma e textura, a identidade do sertão de Minas Gerais.
A coleção é uma imersão na paisagem do sertão. Os tons terrosos e avermelhados remetem à terra, às raízes e à resistência da vegetação local. E também conta com o elemento da água, que, mesmo escassa, renova e molda a vida no sertão. A natureza inspira a textura das tramas, com elementos que remetem ao “carrapicho”, pequena planta que gruda na roupa.
A linha inclui capas de almofada e mantas decorativas em diferentes tamanhos, todas produzidas com tingimento natural da casca de baru, casca de aroeira, folhas de eucalipto e tingui. O processo envolve mais de 60 mulheres, em uma cadeia colaborativa que vai da fiação à tecelagem final.

“Essa coleção foi pensada para refletir a resistência da terra e a fluidez da água, traduzidas em cores, texturas e histórias. É a quarta vez que participamos da feira e será uma oportunidade para mostrar que o que fazemos é mais do que artesanato. É desenvolvimento local, geração de renda e valorização da mulher do sertão”, conta Monique Figueiredo Barboza, gestora Projeto Cultural e gerente executiva da Central Veredas.
A coleção foi desenvolvida com apoio do Sebrae Minas, por meio da marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas, em parceria com a Central Veredas e a Cooperativa Copabase, por meio do projeto Funbio.
Barro, memória e identidade
Pela primeira vez, associações do Vale do Jequitinhonha participam da ABUP com uma coleção autoral que valoriza a estética tradicional da cerâmica regional. A coleção, que será lançada durante o evento, conta com o trabalho da Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo, Associação dos Artesãos de Cachoeira do Fanado, Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre e Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí.
O diferencial da coleção está na intencionalidade do resgate. Ao longo dos anos, o grupo buscou aprimorar suas técnicas e deixou de fazer muitas peças que possuem características marcantes do Vale. Mas, nos últimos tempos, as artesãs voltaram o olhar para o essencial: o barro cru, os traços sutis, o equilíbrio entre forma e função. A pintura, feita com o próprio barro em tons naturais como vermelho, branco, bege e marrom, é usada com parcimônia, criando peças decorativas e utilitárias que expressam a estética da terra.
“A gente percebeu que, com o tempo, fomos deixando de fazero que os nossos antepassados faziam e aumentamos ainda mais os detalhes das pinturas nas nossas peças. Agora, queremos que as pessoas enxerguem a peça em si, a textura do barro, o formato, a história. Às vezes, uma florzinha ou um galhinho já são o suficiente para a peça ter alma. Isso reacendeu em nós uma esperança e um orgulho muito grande. Acreditamos muito nas peças que vamos levar para a Feira. Esperamos fechar bons negócios e mostrar o valor do nosso trabalho”, explica Anísia Lima de Souza, lavradora e artesã da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre.
O Sebrae Minas tem atuado junto às comunidades artesãs do Vale do Jequitinhonha por meio de oficinas, consultorias e participação em feiras. O trabalho tem sido focado na valorização das raízes culturais e da estética original das peças, em contraponto à padronização de mercado.
Reconhecimento nacional
Além do estande exclusivo do Sebrae Minas, outros dois projetos mineiros estarão presentes na área institucional do Sebrae Nacional: a Cooperativa Mariense de Artesanato – Gente de Fibra, com o lançamento de nova coleção desenvolvida com consultoria técnica da instituição; e o artesão Sérgio Miguel, ceramista reconhecido pelo prêmio TOP 100 do Artesanato Brasileiro.
As ações na ABUP Decor Show contam com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio da Diretoria de Artesanato de Minas Gerais, e reforçam o compromisso do Sebrae em valorizar o produto feito à mão, fortalecer cadeias produtivas locais e ampliar o acesso a mercados qualificados.
Sobre o Origem Minas
O projeto Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a “mineiridade” para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.
A iniciativa capacita os artesãos em design, gestão e empreendedorismo, promove a organização produtiva por meio de cooperativas e associações, além de ampliar o acesso a mercados com estratégias inovadoras de valorização da identidade dos territórios.
Em 2024, a instituição fez mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios mineiros. Entre as iniciativas de destaque estão a participação nos principais eventos nacionais do setor, como Modernos Eternos, Fenearte, ABUP Decor Show, Salão do Artesanato de São Paulo e Feira Nacional de Artesanato. Além disso, o Sebrae Minas também lançou a estratégia de marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas, realizou a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, e executou o projeto “Viagem para a Origem”, que promove visitas a núcleos de produção artesanal para compradores de diversas regiões do Brasil.
Serviço
ABUP Decor Show – 2ª edição de 2025
Data: 12 a 15 de agosto de 2025, das 10h às 19h
Local: Pro Magno Centro de Eventos – Av. Profa. Ida Kolb, 513 – São Paulo / SP
Público: Lojistas, compradores corporativos, arquitetos, designers e imprensa (venda para varejo não será permitida)
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]

