ASN MG Atualização
Compartilhe

“Armazém Origem Minas” expõe produtos de pequenos negócios mineiros durante a CASACOR 2023

Visitantes poderão degustar e comprar alimentos artesanais, além de conhecer e adquirir peças premiadas do artesanato mineiro
Por Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

O artesanato, a culinária, a moda e o segmento de móveis mineiro vão ser destaques na 28ª edição da CASACOR Minas Gerais, considerada uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina. Neste ano, o “Armazém Origem Minas”, idealizado pela arquiteta Cynthia Silva Maakaroun, vai expor e comercializar produtos e peças artesanais feitos por pequenos negócios do estado. O evento será realizado de 15 de julho a 3 de setembro, na Casa Ferolla, em Belo Horizonte.

Entre os itens que serão apresentados e comercializados no “Armazém Origem Minas”, estão uma variedade de produtos típicos da culinária mineira, como queijos, doces, méis, cachaças e geleias. É um espaço para apresentar ao público produtos com mineiridade, proporcionando experiências que expressam o jeito mineiro de ser e enaltecem os costumes, valores e origens.

Para os empresários apoiados pelo projeto Origem Minas, o evento será uma oportunidade para fazer contato direto com os consumidores e promover seus negócios. “Minas Gerais sempre é lembrada por sua originalidade, simplicidade e tradição. Nesse sentido, esse espaço multiuso proporciona diferentes experiências aos visitantes e valoriza o trabalho feito pelos pequenos negócios mineiros. É uma oportunidade para estimular produtores e artesãos aproximando esses empreendimentos de novos clientes que buscam produtos artesanais de qualidade”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

No “Armazém Origem Minas”, os visitantes também poderão conhecer obras dos 24 artesãos mineiros vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – iniciativa que reconhece melhores unidades produtivas do Brasil. O visitante encontrará vários tipos de esculturas, vasos, bonecas, almofadas, entre outros objetos artesanais feitos de madeira, fibra têxtil e cerâmica, produzidos em 20 cidades mineiras: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Recreio, Ponto dos Volantes, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina.

Outros destaques

Além do artesanato e da agroindústria mineira, os pequenos negócios do setor moveleiro da Região Metropolitana de Belo Horizonte terão a oportunidade de fortalecer suas marcas e mostrar aos profissionais (arquitetos, urbanistas, designers e afins) as novidades do mercado no que diz respeito à qualidade, inovação e design. Cinco empresas de marcenaria apoiadas pelo Sebrae Minas vão apresentar seus produtos em sete ambientes da CASACOR 2023. A iniciativa é realizada em parceria com o Sindimóveis e a Fiemg. A curadoria para a escolha dos móveis que irão compor os espaços foi do designer mineiro Gustavo Greco.

E entre os dias 3 e 5 de agosto, serão promovidos debates e painéis sobre sustentabilidade, economia circular e moda consciente, com a participação de especialistas e empresários do segmento de brechós. A ação faz parte do projeto Moda Brechó, uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com a Wabi Resale. O Moda Brechó é o programa do Sebrae Minas que atua com capacitações para os pequenos negócios do mercado de usados para melhoria de seus processos, desenvolvimento das habilidades empreendedoras e promoção de seus negócios.

Novidades

Em 2023, a CASACOR Minas volta à proposta original de ser realizada em um imóvel residencial. O local escolhido para receber o evento é um conjunto de casas construídas na década de 1940. A principal delas é a Casa Ferolla, um palacete tombado no estilo Art Déco cujo projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Ângelo Alberto Murgel, que também participou da construção do Cine Teatro Brasil. O imóvel está localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, no coração do bairro Santo Antônio, entre as ruas São Domingos do Prata e Leopoldina.

Serviço

CASACOR Minas Gerais

Data: 15 de julho a 3 de setembro

Local: Casa Ferolla (Rua São Domingos do Prata, 631 – Santo Antônio)

Ingressos: https://appcasacor.com.br/events/minas-gerais-2023/tickets

Informações: (31) 3286-4587 ou casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

[email protected]

(31) 3379-9278 / 9271 / 9275

  • agroindústria
  • casa ferolla
  • CasaCor
  • Origem Minas