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Agenda de Relacionamento cria conexões entre compradores e fornecedores durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Interações permitem que as empresas e produtores ofereçam aos consumidores produtos diferenciados e de alta qualidade
Por Redação
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Momento de integração entre produtores com empresas de todo o país, a Agenda de Relacionamento abriu as portas para novos negócios e parcerias durante a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. A ação realizada pelo Sebrae Minas teve a participação de 24 compradores, entre eles, supermercados, empórios, mercadinhos e lojas de alimentos; 20 produtores de queijo; e 16 produtores de agroindústria (que produzem café, cachaça, doce, geleia, mel, entre outros, que harmonizam com o queijo).

Durante o encontro, foram realizadas duas rodadas de apresentações com fornecedores participantes. Esses encontros abrem oportunidades para os produtores de queijo mineiro artesanal expandirem seus negócios, fazendo contatos com diversas empresas do país. Em contrapartida, é uma chance para as empresas oferecerem aos seus consumidores um produto de alta qualidade, que representa a tradição e a essência de Minas Gerais.

E foi com essa intenção que Bruno Rocha Rodrigues, da Gaia Selecionados, participou da iniciativa. Bruno apresentou sua empresa e sua linha de molhos artesanais, feitos sem conservantes e com ingredientes selecionados. Ele destacou a importância de participar da Agenda de Relacionamento para captar novos clientes e expandir seu negócio para outras localidades e estados. “No ano anterior, a minha empresa conseguiu fechar negócios com clientes em São José dos Campos, Florianópolis, Pernambuco, Recife, Natal e Vitória, gerando receita e relacionamento com novos clientes”, comemora.

Em sua primeira vez da agenda, a empresária Sandra Guimarães, proprietária do Café Filomena Estefânia, saiu satisfeita do encontro. Para ela, foi uma experiência enriquecedora poder apresentar seus produtos e contar a sua história para compradores de todo o Brasil. “Consegui fazer vários contatos, inclusive com o pessoal de São Paulo, que já quer que eu leve o meu produto para lá. Fechei acordos que vão ajudar na expansão de meus negócios. Foi uma ótima experiência”, avalia.

Assim como Sandra, outros empreendedores também tiveram a oportunidade de fazer contatos. Como é o caso da empresária Bárbara Campos, proprietária da Provençal Gourmet, que está participando pela terceira vez do encontro. “Essa agenda é muito importante, principalmente no ramo alimentício, em que precisamos dessa aproximação, desse contato pessoal, de mostrar nosso produto, de explicar o processo de produção e de trocar informações com outros produtores da mesma área. Hoje, conversei com pessoas de várias partes do país, fechamos algumas parcerias e vendas diretas. Esses contatos rendem bons frutos para a empresa.”

Para a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini, a Agenda de Relacionamento permite uma troca de informações e a possibilidade de degustação dos produtos, no qual são gerados novos negócios e expansão de vendas para outros lugares no Brasil. “Durante a Agenda, é possível gerar conexões com pessoas de todas as regiões do país e apresentar os produtos com qualidade e história, mostrando o cuidado e o carinho empregados na produção. Por meio desse nosso encontro, os produtores conseguem gerar mais negócios e fortalecer a agroindústria mineira. O resultado é sempre positivo e supera as expectativas, já que em apenas duas horas de degustação e conversa é possível gerar muitos negócios”, afirma.

Prepara Gastronomia

Pizza, sanduíches, massas, salgados e doces. O Prepara Gastronomia, espaço gastronômico do Festival do Queijo Artesanal de Minas está encantando o público com sabores únicos proporcionados pela variedade dos queijos mineiros. A iguaria inova no sabor das receitas, traz textura e aroma e surpreende os paladares.

Oito chefs mineiros apresentaram seus pratos salgados e doces, usando queijos de duas regiões produtoras participantes do festival. Quem inovou no sabor foi Rosângela Maria, da Tem Bombom, que trouxe para o evento brownie de cheesecake e pão de mel recheado de queijo com goiabada, além de outras delícias. “Como o evento tinha essa proposta de valorizar o queijo, inclui no cardápio essas sugestões e tem gerado curiosidade no público. O mineiro gosta muito de queijo e colocá-lo no doce traz um sabor novo”, ressalta.

E teve também prato nordestino com um toque de mineiridade. O restaurante Cia do Aipim trouxe três pratos com destaque para o queijo, entre eles, o Baião de Dois. “O queijo é o ingrediente principal do prato, traz suavidade, sabor especial, diferenciado e cremosidade na receita. O desafio, quando recebemos o convite para participar deste evento, foi trazer a culinária nordestina incorporando os queijos mineiros. O público tem gostado tanto que pensamos em levar a novidade também para o nosso restaurante”, conta Juliana Caldeira, filha da chef Maria Deciola, responsáveis pelo restaurante. O escondidinho de macaxeira, carne seca com requeijão e queijo de Entre Serras da Piedade; e o Caldo de Cebola, que também leva queijo no preparo, foram outras receitas da Cia do Aipim.

Quem aprovou a proposta do espaço gastronômico foi José Almeida, diagramador, que estava provando o Baião de Dois com Queijo Minas. “Ficou muito boa essa mistura. Incrementar a comida com um produto mineiro trouxe qualidade, inovação e um sabor único ao prato,” garante.

Ele estava acompanhado de sua esposa Laudislene Júnia da Silva Almeida, montadora de equipamentos eletrônicos, que ficou encantada com a diversidade de queijos ofertados. “Não sabia que tinha tanta variedade e sabores de queijos. Além disso, superaram na qualidade, todos os produtos são maravilhosos”, comenta Laudislene, que disse ter provado muitos queijos e aproveitou para levar novos sabores para casa.

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