A Rodada de Negócios do Audiovisual, realizada durante a MAX 2023, movimentou R$ 795 milhões em prospecção, e ultrapassa os R$ 550 milhões em expectativas de negócios obtidos na edição anterior. O evento promovido pelo Sebrae Minas, de 7 a 9 de novembro, em Belo Horizonte, teve a presença de mais de 500 participantes, entre eles, 178 produtores independentes e criadores de conteúdos audiovisuais brasileiro e 39 representantes de plataformas de streaming, canais de TVs pagos e abertos, produtoras, distribuidores, agregadores do setor, como: Discovery, Amazon Studios, Warner Bros., Sony Pictures, Paramount, Paris Entretenimento e Camisa Listrada.
Durante os três dias de negociações, foram realizados 456 encontros e apresentados 233 trabalhos de animação, documentário, ficção e entretenimento nos formatos de longas e curtas metragens, telefilmes, seriados, além de games e apps. Além de Minas Gerais, também haviam projetos do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Pará e Paraná.
“A Rodada de Negócios da MAX mais uma vez supera as expectativas, consolidando-se como uma porta de entrada no mercado para produtores independentes, e também como um dos maiores eventos do setor no país. Além disso, aproxima esses profissionais, muitas vezes pouco conhecidos, dos principais investidores e distribuidores do segmento. Representa ainda uma oportunidade para fomentar a criação de negócios futuros e estabelecer novas parcerias, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento, promoção e visibilidade da indústria audiovisual brasileira pelo mundo a fora”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Pelo segundo ano seguido participando da MAX 2023, Júnia Teixeira, diretora da produtora mineira Fita Amarela Filmes, comemora os resultados gerados durante a Rodada de Negócios. “Um dos dificultadores do audiovisual é ficar muito concentrado no eixo Rio-São Paulo. Ter um evento como este em Minas, é um grande passo. Foi por termos participado da última edição da MAX, que descobrimos a demanda de players estratégicos por determinado tipo de formato. Este ano, estamos mais preparados, e conseguimos apresentar nosso projeto para 12 potenciais investidores, inclusive, estamos animados, porque um deles demonstrou bastante interesse. Combinamos estabelecer contato após o evento para fecharmos os detalhes”, explica Júnia.
Para Danielle Lopes, responsável por Aquisição e Licenciamento de Conteúdos, da Encripta, um dos 39 players convidados para a Rodada de Negócios do Audiovisual, além de facilitar o contato de produtores independentes, também reúne grandes talentos com muito potencial criativo. “Há seis anos, sou convidado pelo Sebrae Minas para participar da Rodada de Negócios da MAX, inclusive, os encontros já renderam alguns contratos de licenciamento. É um evento que não acaba quando termina. Mesmo após sua realização, continuamos mantendo contato estreitando as relações com os produtores até chegarmos a um acordo que seja bom para ambos os lados”, justifica Danielle.
Premiados
Além da Rodada de Negócios, a MAX 2023 promoveu Sessões de Pitching. Doze projetos do audiovisual nacional disputaram o primeiro lugar em três categorias do ‘Troféu Destaque MAX 2023’. Os trabalhos foram apresentados para uma banca de potenciais investidores, que avaliaram critérios como: originalidade, viabilidade de produção e criatividade.
Os projetos vencedores foram: “Presente Roubado”, da produtora O Delirante (RJ), na categoria Ficção Adulta; “Flora”, do Birdo (SP), na categoria Kids – Live Action e Animação; e “Cantos de Trabalho”, da Grão Filmes (SP), na categoria Documentário Factual. Além do troféu, os primeiros lugares de cada categoria ganharam o direito de uso do selo “MAX, Projeto Premiado” e receberão credencial para participar do Rio2C 2024, realizado de 3 a 9 de junho de 2024, no Rio de Janeiro.
Grandes nomes
A MAX 2023 foi promovida pelo Sebrae Minas, entre os dias 7 e 9 de novembro, em Belo Horizonte. A programação incluiu ainda painéis e palestras com grandes nomes do audiovisual, entre eles: André Carreira, da Camisa Listrada, responsável pela produção do filme com a maior bilheteria do cinema brasileiro em 2023, “Mussum – O Filmis”; Andrea Barata Ribeiro, da O2 Filmes, que tem no currículo sucessos do cinema como “Cidade de Deus”, “Cidade dos Homens” e “Ensaio sobre a Cegueira”, além da série “Cangaço Novo”, da Amazon Prime Video; e Daniela Arbex, jornalista juiz-forana e autora de obras premiadas, como o livro que deu origem a minissérie “Todo dia a mesma noite” – 6ª produção mais assistida em todo o mundo na plataforma da Netflix -, sobre a tragédia da Boate Kiss.
Os assuntos que tiveram maior interesse do público foram: a evolução da indústria do audiovisual, posicionamento do Brasil no mercado mundial, propriedade intelectual, monetização dos conteúdos nas plataformas de streamings, inteligência artificial (AI) e ferramentas inovadoras para o setor, e as estratégias para produzir conteúdos atrativos.
-
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9275/9271