ASN MG
Compartilhe

Compradores de oito países vão a Araxá para conhecer o café produzido na Região do Cerrado Mineiro

Iniciativa promovida pela APEX Brasil e Sebrae Minas pretende estimular a venda dos grãos da região para o exterior
Por Da redação
ASN MG
Compartilhe

Neste final de semana, de 11 a 13 de novembro, cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro vão receber um grupo de 12 compradores internacionais da África do Sul, Arábia Saudita, China, Índia, Moçambique, Polônia, Portugal e Rússia. A comitiva, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em parceria com o Grupo Educampo/Café Araxá, o Sebrae Minas e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, vai visitar fazendas e armazéns do município de Araxá, e experimentar um dos melhores cafés do mundo, além de negociar com produtores da região.

O objetivo da iniciativa é valorizar a origem produtora e o trabalho dos cafeicultores, ampliando a comercialização o café do Cerrado Mineiro, a primeira região no Brasil a conquistar a chancela de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Denominação de Origem (DO), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Durante as visitas, os compradores irão participar de rodadas de cupping – processo de degustação do café com base no paladar e no olfato dos especialistas. Os visitantes também irão conhecer e experimentar os cafés produzidos nas fazendas de Araxá, Perdizes, Ibiá e Tapira, e ainda, aprender sobre técnicas de cultivo e preparo do grão. Os cafeicultores visitados receberam suporte gerencial e apoio técnico do Sebrae Minas são: Acauã Armazém Gerais, Grupo de Empresários de Café da Região de Araxá (GRE) e Grupo Rainforest Alliance Araxá Grax Araxá.

O analista do Sebrae Minas Cláudio Wagner de Castro explica que, há cerca de dois anos, é feito um trabalho em conjunto com 17 produtores interessados em conquistar novos mercados no Brasil e no mundo. Os cafeicultores participam do Educampo, uma plataforma gerencial que disponibiliza indicadores para que os produtores possam definir estratégias e tomar decisões mais assertivas para aumentar a produtividade e qualidade do café. “Aproximar os cafeicultores do mercado faz parte das nossas estratégias para promover a origem produtora, agregando valor ao café da região. As visitas in loco criam uma conexão direta, fortalecendo o relacionamento entre as partes envolvidas e ampliando as possibilidades para a geração de negócios futuros e novas parcerias”, afirma.

Cerrado Mineiro

Cerca de 4,5 mil cafeicultores de 55 municípios mineiros do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste do estado atuam na Região do Cerrado Mineiro. Com uma produção média de 6 milhões de sacas por ano, produz 12,7% da safra nacional e 25,4% da estadual. Os grãos são cultivados em um território singular, com estações climáticas bem definidas – verão quente e úmido e inverno ameno e seco. O plantio é feito em áreas com altitude que variam entre 800 e 1,3 mil metros, o que resulta em cafés com identidade única e de alta qualidade.

Educampo

Com o objetivo de estimular a inteligência essencial no desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio, o Educampo é uma iniciativa do Sebrae Minas que já beneficiou mais de 7 mil produtores de leite e café, em Minas Gerais, por meio de uma rede de compartilhamento de informações, com acesso à tecnologia que favorece o aumento da produção, da competitividade e da rentabilidade das propriedades rurais.

Hoje, o Educampo é realizado em 363 municípios mineiros, com atuação direta em 1.320 propriedades. Especialistas treinados pela metodologia orientam os produtores em consultorias individuais e sobre o uso de ferramentas gerenciais exclusivas. Esse trabalho do Sebrae Minas também é desenvolvido em parceria com associações, cooperativas e empresas privadas, que contribuem para o fortalecimento do agronegócio no estado.

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Vanessa Braga – (34) 99903 8603
[email protected]

  • agronegócios
  • café
  • Cerrado Mineiro
  • Denominação de Origem;
  • Indicação Geográfica
  • origem
  • origem controlada
  • produtor rural