As belezas naturais e culturais da região de Ladainha, localizada a 515 km de Belo Horizonte, serão cenário do Pedal da Viola. O evento promovido no dia 16 de julho (domingo), a partir das 7h, integra a programação cicloturística da Rota Bahia-Minas, destino por onde passava a antiga ferrovia, que ligava o Sul da Bahia aos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais.
O percurso de 40 km terá início no Recanto Florescer, um hotel fazenda cercado por matas e trilhas de natureza ainda preservada. De lá, os ciclistas seguem até o Café da Néia, famoso pelas quitandas mineiras feitas na hora. A Cachoeira do Túnel é o próximo ponto de parada, seguida pela experiência de atravessar o túnel histórico da Estrada de Ferro Bahia-Minas.
Ainda durante o Pedal da Viola, os participantes terão a oportunidade de vivenciar um passeio pelo município de Ladainha, e conhecer as construções históricas da antiga estrada e visitar a Usina Hidrelétrica Wenefredo Portela. A última parada do pedal será no Recanto Florescer, com um almoço típico da cozinha mineira embalado pelo som de um Encontro de Violeiros.
O Pedal da Viola faz parte das estratégias para valorizar os atrativos turísticos naturais, a gastronomia e os aspectos históricos e culturais da região, além das tradições musicais. “Em maio, realizamos o primeiro pedal que destacou a produção da cachaça na região de Novo Cruzeiro. Agora, resgatamos a cultura da viola. Nosso intuito é buscar novas experiências para atrair mais turistas e estimular o empreendedorismo nas comunidades ao longo da antiga ferrovia”, afirma o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha.
Além de Ladainha, outros quatro municípios da Rota Bahia-Minas também serão cenários de ações previstas para acontecer em agosto e setembro deste ano – em Poté e Teófilo Otoni, respectivamente -, e no primeiro semestre de 2024 – em Araçuaí e Carlos Chagas.
Rota Bahia-Minas
A Rota foi desenvolvida pelo Sebrae Minas em seis municípios – Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas -, com apoio de diversas instituições públicas e privadas. A iniciativa prevê uma série de ações para alavancar o turismo na região e gerar novas oportunidades de negócios por onde passava a antiga ferrovia. Entre as iniciativas já realizadas estão a promoção de eventos de aventura, capacitação dos pequenos negócios locais, mapeamento de atrativos e fomento ao turismo regional.
O objetivo da rota é atrair novos visitantes e gerar emprego e renda para as cidades e povoados localizados no percurso. Para conhecer mais sobre os atrativos acesse o site www.rotabahiaminas.com.br e acompanhe as dicas de viagem, programação de eventos, indicações de meios de hospedagens e lugares para saborear a gastronomia da região.
SERVIÇO
Pedal da Viola – Rota Bahia-Minas
Data: 16 de julho (domingo)
Horário: a partir das 7h
Local: saída do Recanto Florescer – Rua da Usina, nº 2.995
Mais informações e inscrições: (33) 99996-9042 ou www.rotabahiaminas.com.br/eventos
Assessoria de Imprensa / Prefácio Comunicação
Samuel Martins – [email protected]